Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Terça, 10 de fevereiro de 2015, 15h22

Governo de Mato Grosso institui política de transparência pública


Para garantir o acesso e a divulgação de informação pública, o Gabinete de Comunicação do Governo de Mato Grosso, de forma integrada com o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, instituiu o Comitê Multidisciplinar de Transparência. O comitê, sob a coordenação da secretária de Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, irá se reunir pela primeira vez nesta terça-feira (10) para elaborar a política de transparência do Estado, que irá definir a competência de cada órgão.

A medida faz parte do acordo de resultados para os primeiros 100 dias assinado pelos secretários de Estado no dia 02 de janeiro, que previa a contratação de Consultoria em um projeto de transparência até o dia 30 de janeiro. Pelo princípio da economicidade na administração pública, o comitê irá substituir a contratação da consultoria, já que existe um aparato legislativo e de pessoas aptas a realizar esta função, segundo o secretário extraordinário de Comunicação, Jean Campos.

A secretária de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, explicou que irá trabalhar de forma integrada desenvolvendo ações que envolvam todos os órgãos de governo. “Vamos trabalhar com a transversalidade nas ações para não cometer os mesmos erros do passado. Todos os órgãos do governo trabalharão em conjunto com o objetivo de dar transparência às ações do governo e combater a corrupção”, afirmou.

O Comitê Multidisciplinar de Transparência será constituído por representantes do Gabinete de Comunicação Social, Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Secretaria de Estado de Planejamento, Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso e Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso. Aos membros do Comitê caberá a coordenação da gestão da transparência ativa e passiva e a supervisão da formulação de políticas públicas e diretrizes institucionais para garantir o acesso e divulgação da informação.

Entre outras competências, compete ao Comitê a responsabilidade por regulamentar os procedimentos e fluxos referentes à aplicação da Lei de Acesso à Informação no Gabinete de Comunicação Social, estabelecer o arranjo institucional definindo as competências de cada órgão/entidade envolvida e desenvolver estudo, planejamento e diagnóstico sobre atividades do Governo de Mato Grosso, com a devida publicação delas.

Lei de acesso à informação

Todos os cidadãos brasileiros podem acessar as informações públicas que estão sob a guarda do Estado. Esse direito é considerado fundamental e está previsto na Constituição Federal de 1988. A Lei nº 12.527 de 2011, que versa sobre o direito constitucional de acesso às informações públicas, e o decreto nº 7.724 de 2012, que regulamentou a norma, criaram mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

Os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive os Tribunais de Conta e Ministério Público, devem dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114