Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Segunda, 23 de março de 2015, 18h17

Empresários criam associação para desenvolver turismo na região oeste


A Pró-Turismo é iniciativa do deputado Wancley Carvalho para divulgar as riquezas naturais da região oeste de Mato Grosso

O oeste mato-grossense possui um imenso potencial turístico. Cachoeiras, cascatas, cavernas, fauna, flora, gastronomia e festas populares enriquecem ainda mais este universo desconhecido. Estão localizadas na região a primeira capital do estado, as maiores cavernas e cachoeiras, além do ponto mais alto de Mato Grosso. Para divulgar essas e outras belezas naturais, os empresários do setor, com o apoio do deputado estadual Wancley Carvalho (PV), criaram a associação Pró-Turismo.

Por meio da organização, os proprietários de pousadas, hotéis, balneários e restaurantes vão catalogar os principais pontos turísticos da região, e pleitear apoio e incentivos estaduais para divulgação dos atrativos. Os dados servirão de base para as agências e para o próprio governo do estado. Outra bandeira defendida pela associação são investimentos na infraestrutura, com manutenção das rodovias estaduais, e implantação do aeroporto em Pontes e Lacerda.

Foto: Eduardo Cardoso

De acordo com o deputado estadual Wancley Carvalho, que é de Pontes e Lacerda, o incentivo ao setor será uma de suas principais linhas de atuação na Assembleia Legislativa. "O turismo é a segunda maior economia do mundo, e, sem dúvida, esse setor tem muito para contribuir com o desenvolvimento econômico da nossa região. Assim como disse em campanha, teremos uma revolução no setor nos próximos anos", afirmou

A posse da diretoria da nova associação foi realizada na Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, na semana passada. De acordo o presidente, Olandir Augusto de Paiva, popularmente conhecido como Bugrinho, a associação é o ponta pé inicial de um grande trabalho "Estamos esquecidos aqui. Nossas belezas não são conhecidas, nem mesmo pelos próprios mato-grossenses. A reunião desse grupo vai potencializar a divulgação das nossas riquezas. Belezas temos de sobra por aqui", afirmou o presidente que é proprietário da Pousada Rio das Luzes, em Indiavaí.

Atrativos - Com 1.118 metros de altitude, o ponto mais alto do estado está situado no Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara. A Serra de Monte Cristo é o ponto culminante de Mato Grosso, e fica nos municípios de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.

Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira Capital de Mato Grosso, e é um dos poucos lugares do Brasil onde se pode observar 3 grandes ecossistemas juntos: Amazônia, Cerrado e Pantanal. A cidade também é sede cachoeira do Jatobá, a maior do estado, com cerca de 250 metros de altura.

Já Curvelândia tem a maior caverna de Mato Grosso, a do Jabuti. A região conta ainda com pequenas cavernas, belos rios e cachoeiras que atrai a curiosidade e encanta os turistas.

Famtour - Ainda de acordo com o deputado, o governador Pedro Taques afirmou que, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), vai realizar um famtour com a imprensa na região, para divulgar o potencial turístico. A primeira edição da visita foi realizada em Nobres, no último dia 14/03, e reuniu cerca de 40 pessoas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114