Cuiabá | MT 19/04/2024
Política MT
Quinta, 09 de abril de 2015, 15h04

Taques aproveita para debater cooperativismo em evento


Foto: José Medeiros

A abertura do XXI Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins (Sueco) e do 2º Simpósio Internacional de Integração Cooperativista de Mato Grosso, com foco na ‘Sustentabilidade Econômica do Sistema Unimed’, teve a participação especial do governador Pedro Taques. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos do Pantanal, na noite de quarta-feira (08.04) e segue até esta sexta (10) com palestras, mesa-redonda e troca de informações entre cooperados de todo o país.

A importância do cooperativismo foi destacada pelo governador pelo fato de ter uma forte função social. “Eu, como governador, faço questão de participar de eventos como este no sentido de mostrar a importância deste segmento. O cooperativismo é importante em todas as áreas, inclusive na saúde. O Brasil deve cada vez mais investir na saúde preventiva, a exemplo do que a Unimed vem fazendo em Mato Grosso”. Segundo Taques, a importância da prevenção, tanto na saúde pública como privada, é de ser a principal forma de baixar os custos no setor, que são muito elevados devido à tecnologia usada nos procedimentos de alta complexidade.

Organizador do evento, o presidente da Unimed Mato Grosso, Kamil Hussein Fares, destacou em seu discurso de abertura a atualidade do tema e a expansão da Unimed em Mato Grosso, devido ao crescimento das cidades. Kamil propôs uma reflexão sobre a valorização dos cooperados para tentar diminuir a lacuna entre o aumento de cliente e de médicos. “A saúde brasileira tem desafios a ser vencidos, tanto a privada quanto a pública, pois a demanda não para de aumentar. Nossa adesão de médicos cooperados é muito pequena em relação ao crescimento de clientes”.

O presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, comemorou o fato de estar em Cuiabá no dia do aniversário da capital. “É Uma cidade com uma história muito bonita. É a terra prometida, que há 10 anos se encontra no pólo de desenvolvimento, exemplo de cidadania e economia para o país”. Ele afirma que a Unimed é uma marca sólida, de grande valor e bem posicionada no mercado. “Somos uma marca de tradição, com nome e história marcante, de muita luta com princípios e valores de cooperativismo. O nosso foco principal é o bem social. Devemos nossa contribuição à sociedade brasileira”.

O Simpósio deste ano discutirá aumento dos custos, as interferências externas imputadas pelas cooperativas, perspectivas econômicas e modelos de gestão das Unimeds, que em Mato Grosso tem sete sedes em Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Rondonópolis e Cuiabá. Uma mesa internacional composta por representantes do Canadá, Estados Unidos e Espanha discutirá a educação cooperativa. O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa fará uma participação especial no debate ‘Ética nos Negócios e na Política’.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114