Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 10 de abril de 2015, 07h09

Maluf debate fortalecimento do Legislativo com deputados de Rondônia


Além de discutir o fortalecimento dos legislativos, os parlamentares de Rondônia também participaram da reunião da CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal

Redação

O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), debateu nesta quinta-feira (9), sobre o fortalecimento dos Poderes Legislativos do Brasil com cinco deputados estaduais de Rondônia, que visitam Mato Grosso para trocar experiências sobre a administração da Casa de Leis e receber informações sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e da Sonegação Fiscal, presidida por José Carlos do Pátio (SD).

O deputado Guilherme Maluf (paletó cinza) com deputados de Rondônia

Durante encontro, Maluf se prontificou a agendar uma visita dos parlamentares de Mato Grosso ao Estado vizinho e lembrou a importância do fortalecimento dos Legislativos estaduais, assim como já fez no mês passado, em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB), onde ficou definido a realização de um evento com deputados de todo o país para discutir o tema.

"Não tenho dúvida de que o trabalho que a Assembleia Legislativa está fazendo é referência nacional. O Estado de Rondônia está aqui representado pelos cinco parlamentares e é interessante essa integração, pois temos as mesmas dificuldades, gargalos, existem as mesmas necessidades sobre os investimentos, então é fundamental trocarmos conhecimento. Vamos fazer uma visita a Rondônia e a nossa iniciativa é de reunir os Estados da região centro-oeste e norte que tem a economia voltada mais para o agronegócio, para debater o fortalecimento, discutir a questão ambiental, enfim, devemos trocar conhecimento e estamos iniciando isso. Também, paralelamente a isso, já conversamos com a Assembleia Legislativa de São Paulo para a realização do evento nacional para o fortalecimento dos parlamentos estaduais", explicou Maluf.

Os deputados Jean de Oliveira (PSDB), Alex Redano (SD), Laerte Gomes (PEN), Só na Bença (PMDB) e Edson Martins (PMDB) formam a comitiva de Rondônia que após o encontro com Maluf, participaram da reunião da CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal, na Assembleia Legislativa.

"É sempre importante a integração entre os legislativos estaduais, principalmente neste caso, pois Rondônia e Mato Grosso partilham das mesmas dificuldades e tem uma economia voltada para o agronegócio. Também queremos ver as ações positivas dos parlamentares de Mato Grosso, as idéias interessantes para podermos implementar no nosso Estado. Os dois Estados são interligados, boa parte da produção de Mato Grosso passa por Rondônia, esse elo fortalece ambos, por isso, esse intercâmbio é fundamental", disse o companheiro de partido de Maluf, Jean de Oliveira.

Em Rondônia, os deputados estudam implantar uma CPI semelhante a que está em andamento em Mato Grosso para investigar os incentivos fiscais. Por isso, vieram também buscar informações sobre a comissão para finalizar os estudos e propor a investigação também no Estado vizinho.

"A economia de ambos os Estados é voltada para o agronegócio, e temos questionamentos principalmente no incentivo que tange sobre os frigoríficos, existem mecanismos lá que são feitos para fechar outros frigoríficos, e quem perde é a população. Temos uma análise superficial, não aprofundamos ainda na investigação, mas aproximadamente R$ 120 milhões de incentivos são perdidos em receitas para o Estado, se for revertido para os cofres públicos, quem ganha é a população, que recebe mais saúde, infraestrutura. Parabenizo a Assembleia Legislativa de Mato Grosso pelo empenho e ótimo trabalho que já estão fazendo", explicou o deputado Alex Redano.

Mato-grossense, o deputado Só na Bença disse que após a visita ao Estado, a CPI deve ser implementada também em Rondônia. "Viemos buscar informações, participar da reunião da CPI de Mato Grosso e depois vamos fazer esse pedido de investigação lá", disse.

Presidente da CPI em Mato Grosso, José Carlos do Pátio agradeceu a visita dos deputados de Rondônia. "Considero importante esse encontro, pois vejo que o nosso trabalho está pegando corpo e sendo exemplo para outras regiões".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114