Cuiabá | MT 25/04/2024
Política MT
Quinta, 23 de abril de 2015, 15h24

União reconhece que desapropriação de milhões de hectares no Araguaia foi tecnicamente "descuidada"


?A Portaria nº 294 da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que bloqueava cerca de 2 milhões de hectares de várias cidades da região do Araguaia, "foi revogada porque foi descuidada, do ponto de vista técnico", reconheceu a secretária Cassandra Maroni Nunes ao senador Blairo Maggi, durante audiência pública na Comissão de Agricultura (CRA) no Senado, nesta quinta-feira (23.04).
"Quando foi publicada essa portaria, criou-se um alvoroço. Foram logo dizendo que os cartórios tinham que averbar nas suas matriculas, não podia mais vender, não podia mais nada. Nesses 2 milhões de hectares têm cidades, são municípios com fazendas produtivas, áreas de preservação. Por que foi feito isso? Qual cuidado a SPU tem quando faz uma manifestação dessa?", protestou Blairo na audiência marcada para avaliar o programa de regularização fundiária, metas atingidas, desafios, entraves e demais problemas enfrentados pelo setor.

Nunes reconheceu que houve falta de diálogo com os Entes. E que a SPU assumiu o erro, por isso a revogação foi publicada.

"Se tivéssemos conversado, teríamos detectado alguns traumas, como a situação da desintrusão da Marãiwatsédé. Também houve um apavoramento de que toda a área viraria parque", relatou.

A secretária contou que há, por parte do Governo, um esforço para que seja cumprido o Plano Nacional de Caracterização (PNC), que tem como meta resolver um atraso histórico sobre o patrimônio da União e fazer em "seis anos o que não foi feito em 161".

Para Maggi, é preciso que haja mais cautela em situações como essa, e que sejam consideradas as vidas das pessoas que moram numa região tão grande como a do Araguaia, que compreende o território abrangido pelos municípios de: Luciara-MT, Canabrava do Norte-MT, Novo Santo Antônio-MT, Porto Alegre do Norte-MT, Santa Terezinha-MT, São Félix do Araguaia-MT, Formoso do Araguaia-TO, Lagoa da Confusão-TO, Pium-TO, Santa Rita do Tocantins-TO e Dueré-TO.

"A impressão que dá é que o Governo é dono de tudo, e que pode tomar conta de tudo, sem levar em consideração as pessoas que moram naquela região", reivindicou.

Em apoio a Blairo, o senador Donizete Nogueira (PT/TO) disse que é preciso mudar a forma como os procedimentos estão sendo executados pela Secretaria.

"É preciso mudar isso e propor o diálogo. Porque para mim, que sou da base do Governo, do partido da secretária e da presidenta (Partido dos Trabalhadores – PT), no Tocantins seria muito difícil defender da forma como começou. Temos que colocar na frente que estamos oferecendo a segurança da regulamentação, de tirar as dúvidas. Do jeito que foi, apavorou mesmo", disse.

A portaria, que havia desapropriado cerca de 2 milhões de hectares - não só em Mato Grosso, mas também em Tocantins, na região do Vale do Rio Araguaia-, foi revogada em 30 de janeiro de 2015, por considerar que se tratava de área pública.?
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114