Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 28 de maio de 2015, 14h58

Governo quer criar metas de fortalecimento da prática de esporte, diz ministro


O ministro do Esporte, George Hilton, disse hoje (28) que até setembro o governo enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para criar o Sistema Nacional do Esporte. A ideia é estabelecer metas para o fortalecimento do esporte no país e definir o papel dos setores público, privado, e entidades como confederações e clubes, no incentivo e fomento às práticas esportivas.“Será uma legislação nacional que determina o papel de todos os entes, um pacto federativo do esporte definindo qual será o papel da escola, de prefeitos, governadores, da União, das universidades, dos clubes, um pacto do setor público e privado”, disse ao participar de comissão geral na Câmara dos Deputados. Hilton acrescentou que o sistema tratará das fontes de fomento ao esporte.

(foto)Antonio Cruz/Agência Brasi

O ministro disse que é preciso intensificar a prática esportiva e explicou que o sistema será uma política de Estado que evitará a descontinuidade das ações de incentivo e apoio ao esporte. “O Sistema Nacional do Esporte vai deixar no Brasil, a partir da sua aprovação, metas importantes que deverão ser cumpridas nos planos decenais”.

Segundo George Hilton, a principal base desse sistema será o desporto escolar. Ele disse que se reuniu com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e os ministérios trabalham em conjunto para fortalecer a prática da educação física nas escolas públicas. “A educação física é fundamental para o desenvolvimento humano e social dos brasileiros. A criança desenvolve habilidades importantes para a formação social, intelectual. A atividade física ensina a conviver em sociedade, superar desafios”.

Para a elaboração do Sistema Nacional do Esporte, o ministério fez uma pesquisa para traçar o panorama do esporte, de acordo com o ministério.

O documento identifica obstáculos que dificultam o acesso ao esporte, as desigualdades regionais e o grau de desenvolvimento esportivo no país. Um grupo de trabalho foi criado em abril para elaborar o projeto que será encaminhado ao Congresso. 

 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114