Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 25 de junho de 2015, 23h59

Bancada de MT defende aprovação de projeto que trata da progressão de pena


Um dos crimes mais violentos e crescentes no Brasil é o latrocínio. Para combatê-lo, medidas mais severas devem ser estabelecidas, a fim de inibir o delito, dentre elas, a mudança no Código Penal a fim de diminuir a injustiça e a sensação de impunidade.

O advogado Leonildo Severo esteve nesta quarta-feira (25), em Brasília, reunido com os deputados e senadores da bancada de Mato Grosso, buscando apoio para aprovação do projeto de lei, nº 353/15, do deputado federal, Major Olímpo, em tramitação na Câmara dos Deputados que trata da progressão da pena.

Leonildo é pai do estudante de medicina Éric Francio, de 21 anos, vítima de latrocínio, após ter uma caminhonete roubada, em 27 de dezembro de 2014, no município de Sinop. Eric recebeu a promessa de que seria liberado, mas morreu amarrado, com um tiro na cabeça e sem chance de defesa.

"Depois do ocorrido com o Eric, começamos uma mobilização, escrevemos uma carta aos deputados e senadores pedindo providencias com relação ao latronício. Atualmente, a pena é de 20 a 30 anos, mas na prática o latrocida fica apenas 12 anos preso, em seguida a liberdade devido aos benefícios da lei". Segundo Leonildo, na nova proposta, a pena deve aumentar de 30 anos para 50 anos de prisão.

O coordenador da bancada federal, deputado Ezequiel Fonseca (PP-MT), garantiu defender e priorizar com apoio dos parlamentares a proposta que altera o Código Penal Brasileiro, nos dispositivos relativos à prescrição, aplicação e cálculo da pena. "Nos reunimos com a bancada de Mato Grosso e recebemos apoio unanime para que o projeto de lei seja apreciado e aprovado, principalmente, por se tratar de uma situação intolerável", disse ele.

Leonildo destacou que está recebendo apoio em todo país para que a proposta seja colocada em discussão. "Tivemos uma receptividade fantástica na Câmara e Senado, através do intermédio do coordenador da bancada, deputado Ezequiel. Ouve uma corrente muito boa, conversamos todos os deputados e acreditamos que é possível conseguir avanço na legislação, especificamente, no caso do latrocínio. O dialogo com os parlamentares vai continuar, e quero registrar a atenção e o apoio incondicional da bancada do nosso Estado".

Eric Francio Severo morava em Tubarão e estava de férias em Sinop, no dia do crime. Os acusados foram presos no mesmo dia, em Campo Grande, pela Polícia Rodoviária Federal.

Sob a coordenação do deputado Ezequiel Fonseca (PP), a bancada federal de Mato Grosso é formada pelos senadores Wellington Fagundes (PR), José Medeiros (PPS) e Blairo Maggi (PR) e deputados federais Adilton Sachetti (PSB), Fábio Garcia (PSB), Nilson Leitão (PSDB), Ságuas Moraes (PT), Victório Galli (PSC), Valtenir Pereira (Pros) e Carlos Bezerra (PMDB). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114