Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sexta, 26 de junho de 2015, 20h58

Projeto de lei propõe inclusão do tipo sanguíneo e fator Rh em uniforme e capacete de motoboys


(Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

Está em tramitação, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 345/2015, de autoria do deputado estadual Wancley Carvalho (PV), que determina a inclusão do tipo sanguíneo e fator Rh nos uniformes e nos capacetes dos motoboys que atuam em Mato Grosso.

De acordo com a matéria, lida na última sessão plenária, todas as empresas, públicas ou privadas, e os autônomos que utilizam ou prestam serviços de motoboy devem fazer constar, em local visível de seus uniformes e nos capacetes, o tipo sanguíneo e fator Rh. São incluídos nessa categoria profissional os entregadores de gás, remédio, peças automobilísticas, pizza, lanches e documentos.

A justificativa da proposição ressalta a eficácia da medida em um acidente de trânsito, situação em que médicos, paramédicos e enfermeiros teriam mais tempo para os procedimentos de salvamento. Dados mais precisos, no primeiro atendimento, seriam fundamentais para salvar a vida da vítima.

“Em situações de resgate, os socorristas precisam saber o tipo sanguíneo da vítima para realizar um atendimento e ter a informação para uma possível reposição através de transfusão. Para identificar o fator Rh e o tipo sanguíneo é gasto tempo, que, nessas situações, não deve ser desperdiçado”, destaca o parlamentar, em sua justificativa.

Segundo o Ministério da Saúde, a violência envolvendo motociclistas está se tornando uma epidemia no país. No Brasil, houve 4.292 mortes de motociclistas em 2003, conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Entre os estados, Mato Grosso ocupa a 5ª posição no ranking de mortes por acidentes de motocicleta, com taxa de mortalidade de 11,9 para cada 100 mil habitantes.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114