Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quarta, 01 de julho de 2015, 16h07

Botelho cria projeto para tornar linguajar cuiabano patrimônio imaterial de MT


Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT

O linguajar cuiabano, com seus fonemas, expressões e detalhes peculiares que o distinguem do restante do país, é defendido no Projeto de Lei do deputado Eduardo Botelho (PSB).

O Projeto de Lei, que já está em trâmite na Assembleia Legislativa, visa o tombamento do linguajar cuiabano como patrimônio imaterial do Estado, passando a ser protegido pelo poder público do risco de desaparecimento. É também uma forma de registrar o linguajar e fomentar seu uso em atividades socioculturais e educativas em todo o território mato-grossense.

De acordo com o projeto, o linguajar cuiabano, herdado das influências da língua indígena bororo e espanhola, faz parte da rica cultura da Baixada Cuiabana, que compreende os municípios de Acorizal, Rosário Oeste, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antonio de Leverger, Barão de Melgaço e outros, que herdaram e culminaram com expressões típicas, como "agora o quequeesse", "tchá por Deus", "digoreste", “Rebuçar, “Ê Ah!”“ O quá!”e "vote”.

Para o deputado Botelho, a preservação da cultura regional passa necessariamente pela sobrevivência do linguajar. “Tombar o linguajar cuiabano, tornando-o patrimônio imaterial, é importante para preservar nossa identidade cultural na história de Mato Grosso e garantir às novas gerações o conhecimento sobre aspectos peculiares do modo de vida do povo cuiabano”, ressaltou Botelho. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114