Cuiabá | MT 23/04/2024
Política MT
Quarta, 01 de julho de 2015, 15h38

Dilmar destaca importância da 1ª Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos


Foto: Maurício Barbant/ALMT

Com o início das férias escolares, aumentam os riscos de incidentes envolvendo crianças menores de cinco anos de idade. Com objetivo de conscientizar os pais e cuidadores quanto aos perigos existentes dentro de suas residências, o governo do estado de Mato Grosso deu início à primeira Semana de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos, criada através da Lei Nº 10.266/2015, de autoria do deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM).

A semana, que precede as férias escolares, foi marcada por uma série de palestras e campanhas educativas em escolas públicas e também de orientação profissional dedicada aos enfermeiros e funcionários do Pronto-Atendimento da Unimed, empresa privada de assistência à saúde que entrou na luta pela prevenção e investiu que deu início à inserções nas rádios e TV locais alertando os pais sobre o problema.

Um número alarmante é manifestado pelo autor da proposta, que apresentou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) comprovando que para cada criança que morre, outras 900 podem sofrer sequelas de todo tipo, incluindo invalidez permanente. Conforme dados da Organização Não Governamental Criança Segura, 90% desses acidentes podem ser evitados apenas com a prevenção.

Em Mato Grosso, também de acordo com SUS, morrem, todos os dias, pelo menos uma criança vítima de acidentes domésticos como afogamento e queimaduras, e outras dezenas ficam com sequelas irreversíveis.

“Crianças estão muito sujeitas aos mais diversos tipos de acidentes e o controle disso é uma questão de saúde pública, tão alto é o número de vidas que são ceifadas ou mesmo permanecem com sequelas permanentes. Prevenir os acidentes infantis é uma questão de informação e de atenção de pais, educadores e de todos aqueles que zelam pela infância".

Os acidentes mais comuns, envolvendo crianças, são provocados por quedas, engasgos, afogamentos, queimaduras, envenenamentos, sufocação e até mesmo por manuseio inoportuno de armas de fogo.

Entre as dicas apresentadas pelos palestrantes para prevenir acidentes domésticos estão a proteção em tomadas e instalações elétricas, a fixação de TVs e demais aparelhos eletrônicos nas paredes, o esvaziamento de baldes, banheiras e piscinas infantis , a manutenção de medicamentos, facas, objetos pontiagudos e produtos de limpeza fora do alcance das crianças, a proteção de quinas de móveis e paredes com capa de borracha, o cuidado com o cabo de panelas no fogão ao cozinhar, a proteção de janelas com telas ou grades para evitar quedas, entre outros cuidados.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114