Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 01 de julho de 2015, 16h31

Deputado defende o fomento de políticas públicas para as comunidades rurais


Foto: Maurício Barbant/ALMT

O deputado estadual, José Domingos Fraga (PSD) visitou as comunidades rurais de Chapada dos Guimarães, João Carro e Pedra Preta.

Os moradores reivindicaram diversas necessidades das comunidades, como, ambulância, projetos voltados à agricultura familiar, assistência técnica ao pequeno produtor, fomento na geração de emprego e renda e melhorias nas estradas.

A convite do parlamentar, também estiveram presentes o secretário adjunto de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), Corgesio Albuquerque; o coordenador de eletrificação rural da Energisa, Carlos Gabriel; e o coordenador do projeto Japuíra, do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), Osmar Rodrigues.

No intuito de fomentar renda, principalmente às mulheres de João Carro e comunidades circunvizinhas, o IMA deverá implantar o Projeto Japuíra, que oferece cursos de capacitação de costura industrial.

Segundo Osmar, o Projeto oferece uma metodologia inovadora, com instrutoras capacitadas e máquinas de costura industrial, bem como o material necessário para o treinamento (tecidos, linhas, etc).

Além de garantir a capacitação das pessoas treinadas para a indústria de confecção, o projeto estimula o empreendedorismo, incentivando os participantes dos cursos a formarem cooperativas de costura ou trabalharem por conta própria.

Zé Domingos destacou que a iniciativa deu certo em Nortelândia, que hoje é considerado um case de sucesso e atende a demanda de empresas de confecções tradicionais da capital mato-grossense.

“O Ima se encarregou de arrumar os empresários que mandam o corte e elas costuram. Dezenas de famílias vivem dessa parceria que a prefeitura fez com o Instituto”.

A comunidade de João Carro recentemente recebeu o sistema de rede elétrica, contudo, ainda há comunidades da região que não possuem esse benefício.

Carlos Gabriel informou que a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que seja escolhido a cada ano, um município de Mato Grosso, que deverá contemplar todas as residências rurais existente naquela cidade.

Segundo ele, Chapada está previsto no calendário de 2017, ou seja, até o final de 2017, todas as comunidades rurais que existem neste município receberão energia elétrica.

Corgesio Albuquerque, adjunto da SEAF, disse que a pasta vai atender a solicitação de um técnico para dar suporte na assistência, aos pequenos agricultores.

Ele informou sobre a implantação de cursos técnicos agropecuários, junto a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri), destinado aos jovens das comunidades. A SEAF também vai reativar as câmaras setoriais de cadeia produtiva, como o leite, a piscicultura, hortifrutigranjeiro.

O deputado destacou que o dever do Poder Público com as comunidades rurais é organizar o produtor e sua produção, criando políticas públicas para que as atividades que eles desenvolvam sejam sustentáveis.

“A comunidade precisa de fomento, estímulo e acompanhamento. As famílias daqui dependem da comercialização de sua produção para sobreviver, mas, infelizmente, não tem o auxílio de assistência técnica para ajudar no plantio, e nem condições de estrutura, nas estradas e logística para a comercialização. Nós, enquanto homens públicos temos o dever de fazer acontecer. Eles nos pedem e nós fazemos a ‘ponte’ e articulamos para que as melhorias cheguem de fato até eles”.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114