Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Terça, 07 de julho de 2015, 18h13

Botelho defende rádios comunitárias como fomento à cultura


O deputado Eduardo Botelho (PSB) apresentou o projeto de lei que propõe ao Poder Executivo firmar convênios de apoio e incentivo à produção de programas culturais em emissoras comunitárias.O projeto altera a Lei que cria o Fundo Estadual de Cultura e vai ao encontro das inúmeras reivindicações que são apresentadas pelas pessoas envolvidas na radiodifusão.

O parlamentar defende que o sistema de radiodifusão comunitária, que por natureza opera sem fins lucrativos em sua grade de programação, possa receber verba institucional destinada a programas voltados exclusivamente à cultura mato-grossense e, por conseguinte, à comunidade. “Proposição dessa natureza tramita no Senado da República, cujo teor permite que as emissoras de radiodifusão possam apresentar projetos para auferir incentivos junto à Lei Rouanet. E essa visão tem que ser entendida também como primordial em nossa política de incentivos à difusão cultural, nas emissoras comunitárias”, justificou Botelho.

Segundo o deputado, as rádios comunitárias são a expressão social dos membros de uma comunidade, onde são partilhados interesses em comum. Estas rádios são um tipo especial de emissora sonora em FM, sem fins lucrativos, com potência restringida a 25 watts e alcance limitado a, no máximo, 1 Km.

No entanto, o custo operacional é alto. Aluguel, energia, telefone, reposição de equipamentos, salários dos operadores e apresentadores. “As rádios necessitam de apoio do governo estadual para que possam regulamentar e assegurar, dentro de projetos de lei, a disponibilidade da liberação de porcentagens financeiras para dar sustentabilidade a este meio de comunicação”, ressaltou o deputado.

RÁDIOS COMUNITÁRIAS

Mato Grosso conta com 95 rádios comunitárias regularizadas, segundo a Abraço. Só em Cuiabá, são quatro, presentes nos bairros CPA 2, Centro, Coxipó e Coophamil. No município vizinho, Várzea Grande, são três emissoras. Todas funcionam na mesma frequência: 105,9. Os primeiros transmissores foram colocados no ar em 1996, em Cáceres, Várzea Grande, Vila Rica, Jaciara e Dom Aquino.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114