Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Segunda, 27 de julho de 2015, 17h44

Meio Ambiente mantém resolução sobre guarda de animais silvestres resgatados


Arnaldo Jordy: resolução está de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98)  Reprodução/TV Câmara

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou projeto que suspende a aplicação de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que regula a guarda de animais silvestres resgatados, quando eles não puderem ser liberados em seus habitat nem entregues a jardins zoológicos.

De acordo com a resolução (Resolução 457/13), os animais silvestres resgatados pelos órgãos ambientais podem ficar provisoriamente sob responsabilidade de uma pessoa.

O autor do projeto de decreto legislativo (PDC 991/13), deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), argumenta que essa resolução representa um retrocesso e que legalizaria o tráfico de animais silvestres no Brasil, aumentando o sentimento de impunidade e estimulando mais cidadãos a manterem fauna silvestre.

Conforme a lei

No entanto, de acordo com o relator na comissão, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a resolução está de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), que prevê que a destinação de animais silvestres apreendidos é a soltura ou o encaminhamento a instituições que os possam manter e cuidar.

“A soltura deve ocorrer, no entanto, em seu habitat, ou seja, em área com vegetação natural remanescente e dentro da distribuição geográfica da espécie”, explicou Jordy ao defender as normas estabelecidas pela resolução.

O parlamentar disse ainda que a resolução do Conama, apesar de prever dois tipos de manutenção provisória, depósito e a guarda (em vez de apenas um), não possui nenhuma exorbitância na legislação.

Tramitação

A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114