Cuiabá | MT 23/04/2024
Política MT
Terça, 04 de agosto de 2015, 13h46

Seplan realiza terceira etapa de capacitação para monitoramento de ações


Servidores de 19 secretarias e entidades estaduais que assinaram o Acordo de Resultados com o governador Pedro Taques participam da terceira etapa de capacitação para monitoramento das ações pactuadas.

Sob coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), a capacitação é realizada no laboratório de informática da secretaria e na Escola de Governo, nos períodos matutino e vespertino, e segue até o dia 14 de agosto.

Nesta fase, os servidores recebem orientações sobre como incluir os dados no Sistema de Monitoramento das Ações Prioritárias do Governo.

“Após serem apresentados ao processo de monitoramento, os servidores estão aprendendo, na prática, a manusear a ferramenta. Na ocasião, também estão sendo esclarecidas dúvidas quanto à inserção dos dados referentes às ações que serão monitoradas”, explicou a coordenadora de Monitoramento da Superintendência de Formulação, Monitoramento e Avaliação da Seplan, Patrícia Soares Duarte.

Até o momento já foram capacitados 185 servidores das Secretarias de Agricultura Familiar; Ciência e Tecnologia, Trabalho e Assistência Social; Cultura, Esporte e Lazer; Justiça e Direitos Humanos; Fazenda; Gestão; Infraestrutura; Planejamento; Cidades e Saúde e dos Gabinetes de Transparência e Combate à Corrupção, Comunicação e Assuntos Estratégicos.

Monitoramento

O monitoramento das ações em tempo real já havia sido colocado em prática no primeiro Acordo de Resultados assinado pelo governador e secretários de Estado, que estabelecia as metas que deveriam ser cumpridas nos 100 primeiros dias de gestão.

Para o segundo Acordo de Resultados, que contém mais de três mil ações, medidas e tarefas a serem cumpridas nos próximos seis meses, a sistemática de acompanhamento foi ampliada.

Ao acessar o Sistema de Monitoramento, é possível visualizar o andamento das ações, medidas e tarefas, saber quais os prazos e as metas físicas e financeiras para cumprimento de cada uma e os produtos que precisam ser entregues.

Além dos prazos e demais atributos das ações, medidas e tarefas, também passarão a ser monitorados os valores orçamentários destinados para cada uma, além dos produtos, quantidade física, entre outros.

O monitoramento e a avaliação da execução dos acordos serão coordenados pela Secretaria de Planejamento. Equipes de Suporte à Gestão, compostas por servidores da Seplan, atuam nas secretarias e instituições governamentais auxiliando na definição das estratégias a serem adotadas para garantir o cumprimento dos compromissos, acompanhando a execução das ações e elaborando relatórios gerenciais de avaliação dos resultados, que serão avaliados mensalmente pelo governador Pedro Taques.

Novo Modelo de Gestão

O monitoramento das ações estratégicas de governo faz parte do novo modelo de gestão em implantação no Poder Executivo Estadual. Este modelo é dividido em quatro etapas: planejamento, execução, monitoramento/avaliação e adoção de medidas corretivas, quando necessário.

Acordo de Resultados

Os Acordos de Resultados são instrumentos de gestão que têm por finalidade a contratualização dos resultados esperados para o ano de 2015.

Para elaborar o documento, técnicos da Seplan realizaram um estudo detalhado da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano de Trabalho Anual (PTA) de 2015 com o objetivo de verificar as ações compatíveis com os objetivos estratégicos da atual gestão e com o plano de governo apresentado pelo governador.

As ações que estavam alinhadas com os objetivos do governo foram transportadas para o novo acordo e, juntas, compõem o programa Transforma Mato Grosso.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114