Cuiabá | MT 25/04/2024
Política MT
Sexta, 28 de agosto de 2015, 09h31

Maluf defende união para políticas públicas de ressocialização


O deputado também destacou também a realização do Fórum Internacional ‘Humanismo e Ressocialização: Sistema de Justiça à Consagração dos Direitos Humanos’, realizado pelo Tribunal de Justiça de MT (TJMT), no Teatro Zulmira Canavarros desde quarta-feira (26) até a sexta-feira (28)

O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), defendeu a união dos poderes constituídos para a implementação de políticas públicas de direitos humanos e ressocialização do cidadão que cumpriu pena e retorna ao convívio da sociedade.

O deputado também destacou também a realização do Fórum Internacional ‘Humanismo e Ressocialização: Sistema de Justiça à Consagração dos Direitos Humanos’, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros desde quarta-feira (26), e prosseguindo até a sexta-feira (28).

“Não tenho dúvida de que os poderes têm que caminhar de forma harmônica, respeitando a soberania de cada um, mas dando as mãos, conseguimos avanços e quem ganha é a sociedade. Na questão da ressocialização, é importante para a sociedade, porque é uma forma de também, diminuir o índice de criminalidade se tivermos política de reinserção com políticas públicas, ingresso no mercado de trabalho”, afirmou.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, a ressocialização também seria mais discutida no Estado em caso de aprovação da PEC 47, em tramitação no Senado Federal, e que visa reduzir o âmbito de competências privativas da União e que paralelamente, amplia a competência estadual.

“A PEC 47, que garante autonomia às Assembleias Legislativas para discutirem questões locais, se aprovada, pode ampliar o debate sobre o tema no parlamento. Isso é importante, pois cada estado tem a sua particularidade, conhece o seu sistema prisional, as suas dificuldades”, argumentou Maluf.

Fórum - Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, o evento é importante para a sociedade, mundo jurídico e especialmente para as pessoas que visam a ressocialização e os direitos humanos.

“É importante essa realização porque a finalidade da pena não é só punir, tem a finalidade maior de ressocializar o cidadão para que ele se reinsira na sociedade de forma tranquila e útil”, disse. O desembargador também afirmou que grandes experts do assunto estão participando do fórum internacional.

O fórum é coordenado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e tem como objetivo, debater temáticas relativas à execução penal, audiência de custodia, sistema de justiça, justiça restaurativa, ressocialização e trabalho digno.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114