Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 02 de setembro de 2015, 08h03

Senado cria comissão para alavancar economia e Blairo é relator


A crise econômica somada à previsão orçamentária do Governo para 2016, com déficit de R$ 30 bilhões nos cofres públicos, acelerou o andamento da Agenda Brasil proposta pelo Senado Federal. A Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional (CEDN) foi implantada, nesta terça-feira (01.09), quando o senador Blairo Maggi foi escolhido relator da Comissão.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Agenda Brasil é um conjunto de medidas apresentadas pelo Senado com o objetivo de estimular a discussão de saídas para a crise econômica. Na comissão especial (CEDN) serão analisados projetos, tanto da Câmara quanto do Senado, e encaminhados para votação em Plenário já na próxima semana.

“O momento é muito complicado tanto na economia quanto na política brasileira. É mais difícil sair dessa situação se não aprovarmos projetos importantes. Precisamos melhorar o ambiente negocial, do trabalho mesmo, e essa Comissão veio a calhar, pois iremos acelerar esse processo internamente”, declarou o relator.

Para o mato-grossense, a própria tramitação interna do Senado dificulta a aprovação de matérias, muitas vezes, emergenciais. “Há algumas boas propostas que demoram anos até chegar no Plenário para votação e isso nos impede de avançar em questões cruciais. Ao analisarmos as propostas aqui na Comissão, se não houver consenso haverá o voto (Plenário e Câmara), esse é o processo democrático. Precisamos votar”, defendeu.

O presidente do Senado, Renan Calheiros disse que pediu "apoio incondicional" para a presidente Dilma Rousseff à Agenda Brasil. "É fundamental que haja o engajamento do Governo para que a gente possa dar efetivamente os passos", afirmou.

O vice-presidente da Comissão Especial, senador Romero Jucá, pediu aos parlamentares que encaminhem seus projetos ao relator Blairo Maggi para que na próxima semana já haja votação. “Nós necessitamos urgentemente melhorar o ambiente econômico no País, e só votando os alicerces que a constituem conseguiremos avançar nessa direção”, concluiu. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114