Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sábado, 10 de outubro de 2015, 11h18

Janaína reclama que prefeituras não estão recebendo recursos de fundos sociais do Estado


Foto: Ronaldo Mazza
Janaina: governo havia maquiado contas passadas

Municípios mato-grossense informaram que valores ou não são repassados ou seu repasse não cumpre os 25% estabelecidos em lei

A deputada estadual Janaina Riva (PSD) apresentou requerimento requerimento na Assembleia Legislativa pedindo informações detalhadas ao Secretário de Estado Fazenda, Paulo Ricardo Brustolin, sobre valores arrecadados através de Fundos.  O Estado já havia dado razões para suspeição da falta de transparência administrativo-financeira.

A deputada quer saber quais os valores arrecadados e qual a forma de divisão dos recursos, pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza e Fundo Partilhado de Investimentos Sociais ( FUPIS).

A principal meta dela é saber como foi feito o rateio desses valores e quanto foi repassado para cada município de Mato Grosso. A deputada disse que “o requerimento tem a finalidade de dar transparência a todos os atos praticados pelo Executivo”.

Ela lembrou que os valores arrecadados de fundos oriundos do ICMS (Imposto Sobre Circulação e Mercadorias e Serviços) são de repasses obrigatórios em até 25% aos municípios.

A parlamentar afirma que informações recebidas de algumas prefeituras dos municípios mato-grossenses apontam que “esses valores ou não são repassados ou não cumprem o que está previsto em lei, que é o repasse de 25% do valor arrecadado”.

Ainda de acordo com a parlamentar, o requerimento de Informações, aprovado na sessão do último dia 07, cumpre o papel e o dever do Poder Legislativo de fiscalizar os atos da Administração Pública, quanto aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade, razoabilidade, finalidade e atendimento ao interesse público.

A dúvida da parlamentar reforça uma possível maquiagem por parte do Governo do Estado quanto a arrecação, situação que ocorreu quando da posse de Pedro Taques, que afirmar que o Estado tinha em conta apenas R$ 80 mil reais. Em que pese ter sido instalado úma equipe de transição do governo anterior de Silval Barbosa, meses depois o próprio Estado apresentou balancete onde constava que havia mais de R$ 240 milhões em conta.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114