Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Terça, 13 de outubro de 2015, 19h35

Saturnino quer intérprete de libras nas transmissões da TV Assembleia


Foto: Marcos Lopes

O deputado Saturnino Masson (PSDB) apresentou, em Plenário, uma indicação á Mesa Diretora para que a TV Assembleia tenha um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nas transmissões ao vivo do Pequeno e Grande expedientes, bem como na Ordem do Dia e nas sessões extraordinárias quando transmitidas ao vivo e outras programações da TV, como debates, noticiários, documentários, entre outros.

O objetivo da indicação é estabelecer um mecanismo básico de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência auditiva, legendando ou interpretando pronunciamentos e discussões dos deputados, transmistidos pela TV Assembleia.

De acordo com Saturnino, a efetividade e implantação de profissionais intérpretes da Língua Brasileira de Sinais nas sessões plenárias e na grade de programação da TV, garante a interação dos deficientes auditivos, possibilitando o acompanhamento dos trabalhos realizados no parlamento mato-grossense.

"Nossa Constituição Federal visa o bem-estar, desenvolvimento e a igualdade como valores supremos da nossa sociedade. Colocamos esta indicação porque vimos a necessidade de apoio, inclusão social e acessibilidade a este público", declarou o parlamentar.

A norma federal 10.436, de 24 de abril de 2002, oficializou a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, dando-se reconhecimento a esta língua como instrumento legal de comunicação e expressão das pessoas portadoras de deficiência auditiva no Brasil.

Em cumprimento à Lei Federal 10.098 de 2000, prevê melhores acessos aos meios de comunicação, tais como os serviços de sons e imagens para que adotem planos de medidas técnicas a fim de garantir o direito de acesso à informação às pessoas portadoras de deficiência auditiva, conforme dispõe o artigo 19 da Lei 10.098. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114