Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Segunda, 01 de fevereiro de 2016, 17h53

Partidos políticos recebem recomendação para observar cota feminina nas propagandas


20% da programação da propaganda partidária tem que ser dedicada ao incetivo da participação feminina na política

Os partidos políticos devem observar as novas regras que alteraram o tempo previsto para a difusão da participação feminina na propaganda política gratuita que vão ao ar no primeiro semestre de 2016. O alerta foi dado aos diretórios estaduais em Mato Grosso pelo procurador regional eleitoral Douglas Guilherme Fernandes por meio de uma recomendação.

A minirreforma eleitoral aprovada em setembro do ano passado, por meio da lei 13.165, alterou a Lei das Eleições (nº 9.504/1997), a Lei dos Partidos Políticos (nº 9.096/1995) e o Código Eleitoral (nº 4.737/1965) com o objetivo de reduzir custos das campanhas eleitorais, simplificar a administração das agremiações partidárias e incentivar a participação feminina na política.

Com base no objetivo de incentivar a participação feminina é que a recomendação foi encaminhada aos diretórios partidários em Mato Grosso. A lei prevê a dedicação de 20% do tempo da propaganda partidária para promover a participação feminina na política. O procurador regional eleitoral Douglas Guilherme Fernandes explica que o que importa para o cumprimento dessa recomendação é o conteúdo da propaganda partidária.

“Não é escalação de uma mulher para apresentar a propaganda. O conteúdo da propaganda partidária tem que convocar as mulheres a se filiarem, mostrar como o partido vem se posicionando quanto à integração de mulheres em seus quadros, ou ainda divulgar a atuação política de suas filiadas, incentivando que outras mulheres também entrem para a política”, explicou o procurador. A cota de 10% do tempo dedicado à participação feminina tem que ser cumprida nos programas partidários exibidos em cadeia nacional e também naquelas inserções locais.

Propaganda partidária x propaganda eleitoral - A propaganda partidária é diferente da propaganda eleitoral. Na propaganda partidária não pode haver a promoção pessoal de pré-candidatos e de sua atuação política, qualidades, feitos e histórico. Isso caracterizaria propaganda eleitoral antecipada.

Além disso, a propaganda partidária gratuita não deve destacar as qualidades pessoais de um indivíduo sem estabelecer qualquer ligação com a política do partido, pois assim violaria os princípios inspiradores da propaganda partidária.

Já a propaganda eleitoral visa à captação de votos, sendo facultada aos partidos, coligações e candidatos.

“É importante que o eleitor conheça a diferença entre os tipos de propaganda para observar e auxiliar na fiscalização se a lei está sendo cumprida por partidos e por políticos”, afirmou Fernandes. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114