Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Terça, 02 de fevereiro de 2016, 12h52

Taques pede apoio a Ministro da Defesa para construção de parque cultural


Objetivo do Estado é transformar o local em um Museu da Guerra do Paraguai e um Memorial ao Marechal Cândido Rondon

O governador Pedro Taques, que segue em extensa agenda em Brasília nesta terça-feira (02.02), pediu apoio ao Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, para a construção de um grande Parque Cultural na área em que hoje está instalado o 44° Batalhão do Exército, cujo imóvel pertence à União.

De acordo com o governador, o assunto vem sendo tratado desde julho do ano passado e o Estado já se dispôs a oferecer uma nova área para que o Batalhão seja instalado. “O imóvel é da União, mas é um local histórico. É onde funcionou o Batalhão Laguna, que serviu de defesa do território brasileiro na Guerra do Paraguai. Tratamos disso desde julho de 2015. Já falamos com o comandante do Batalhão em Cuiabá, com o Comando Militar do Oeste e também com o General Eduardo Villas Boas, comandante do Exército Brasileiro”.

O objetivo do Governo do Estado é transformar o local em um Museu da Guerra do Paraguai e um Memorial ao Marechal Cândido Rondon. “Nosso interesse é garantir a preservação da história do Batalhão Laguna e que também possa ser um centro de referência para o legado do Marechal Cândido Rondon, que teve papel muito forte na nossa história”, explicou o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, que também participou da reunião.

Além do Museu da Guerra do Paraguai e da Fundação Rondon, também está sendo estudada a possibilidade de colocar em prática o projeto “Portal do Pantanal”, de Oscar Niemeyer. “Este projeto inclui a construção de um teatro e um planetário, onde o visitante pode conhecer os biomas e as riquezas naturais do Pantanal mato-grossense. É o conceito de um grande parque cultural”, disse o secretário.

Segundo o governador, o ministro está sensível ao pedido e afirmou que tomará providências. “Ele pediu para verificar um parecer do processo e nós explicamos que já está pronto o estudo, com o valor por metro quadrado do terreno, mas reafirmamos que o valor histórico é inestimável”.

Taques aproveitou a oportunidade para convidar Aldo Rebelo para vir a Mato Grosso no dia 19 de março, quando a capital será transferida para Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km de Cuiabá), dando início ao projeto Governo Itinerante.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114