Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sexta, 29 de abril de 2016, 08h59

Lei do vereador Onofre Junior proíbe cobrança diferenciada nas compras com cartão


O consumidor deve ficar mais atento, a cobrança de valor mínimo ou diferenciado para compras realizadas no cartão de crédito ou débito passou a ser proibida nos estabelecimentos comerciais em Cuiabá, desde o dia 06 de março de 2014, de acordo com a Lei 5.786 de autoria do vereador Onofre Junior (PSB).

De acordo com o vereador, esta lei extingue o desrespeito ao consumidor que realiza suas compras no cartão. “Muitos comerciantes cobram um valor a mais de quem realiza a compra no cartão de crédito ou débito, eles repassam ao consumidor os custos com os encargos da administradora do cartão", afirma Onofre.

Segundo o vereador, o Artigo 30, inciso 2º do Código de Defesa do Consumidor já considerava abusiva a medida tomada por alguns comerciantes, “Mesmo com o código, muitos desrespeitavam os direitos dos consumidores. Esta lei veio garantir o cumprimento do CDC nas compras realizadas com o cartão”, afirmou o parlamentar.

A Lei Municipal também determina medidas punitivas aos estabelecimentos que a descumprirem. Quem continuar exigindo valor mínimo ou diferenciado no cartão de crédito ou débito poderá ser multado, ter a suspensão do funcionamento por 120 dias e até mesmo, ter o alvará de funcionamento suspenso.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114