Cuiabá | MT 25/04/2024
Política MT
Sexta, 29 de abril de 2016, 15h28

Deputado espera que mais de mil pessoas na audiência pública da saúde em Rondonópolis


O deputado estadual José Carlos do Pátio (SD) espera que mais de mil pessoas participem da audiência pública que vai debater a questão da saúde pública, em Rondonópolis. O evento vai acontecer na Câmara Municipal da cidade, na Rua Cafelândia, 434, no bairro La Salle, às 19h30, desta segunda-feira (2), e será transmitido ao vivo pela TV da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no canal 30.

O parlamentar afirmou que, entre os temas em pauta, está a possível realização de cirurgias hemodinâmicas e angioplastia, no município. “Com a não realização desses tipos de procedimentos cirúrgicos em Rondonópolis, diversos pacientes são obrigados a viajar para Cuiabá com o intuito de buscar o atendimento”, explicou.

Segundo o deputado, essas cirurgias não são feitas em Rondonópolis porque grande parte do repasse do SUS acaba sendo destinado às unidades de saúde da capital. “A proposta é que esse ‘teto’ seja divido com Rondonópolis para que esses dois tipos de cirurgia sejam feitos na cidade”, destacou.

ALTA COMPLEXIDADE - Outro tema que será discutido na audiência pública é o término do contrato do Hospital Regional com a Organização Social São Camilo, que vence em junho deste ano.

Zé do Pátio afirmou que cobrará a realização de uma nova licitação, onde a futura empresa, vencedora do certame, terá que executar cirurgias de traumatologia e de alta complexidade em ortopedia.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA - Já sobre o debate da realização de exames de ressonância magnética no município, o parlamentar classificou o tema como delicado. Ele afirmou que está havendo um cartel, onde as empresas especializadas estão cobrando alto preço, muito acima do valor SUS.

“Como os hospitais de Cuiabá estão cobrando o valor SUS, muito abaixo do cobrado em Rondonópolis, os pacientes têm que ir para a capital. Temos que buscar um entendimento com uma nova empresa para que ela cobre um preço similar ao valor do SUS”, comentou o deputado.

INVESTIMENTO NA SAÚDE - José Carlos do Pátio ainda lembrou o governador Pedro Taques (PSDB) está contribuindo na melhoria da saúde pública da cidade. Porém, ainda precisa quitar os convênios que têm em Rondonópolis.

Apesar disso, o parlamentar afirmou que o secretário estadual de Saúde, Eduardo Bermudez, garantiu que, no início da próxima semana, irá repassar mais R$ 800 mil aos hospitais Santa Casa da Misericórdia e Maternidade e Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso.

“Quero ressaltar que, em pouco mais de um ano, o governo já inaugurou 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulta no Hospital Regional. Nas próximas semanas, ainda serão inauguradas outras seis UTIs neonatais, seis semi-intensivas, seis cangurus, oito infantis, totalizando 36 leitos. Além disso, ainda está dobrando o recurso de atenção básica à saúde”, finalizou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114