Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Segunda, 30 de maio de 2016, 14h23

Hospitais e maternidades deverão ter sala adequada para realização de parto humanizado


O deputado Eduardo Botelho (PSB) apresentou Projeto de Lei (n° 248/2016) que obriga todos os hospitais e maternidades, públicos e privados, a terem sala adequada para a realização de parto natural ou humanizado.

A sala de parto natural ou humanizado será utilizada pela mulher que assim desejar, devendo ser acompanhada de um médico obstetra e demais especialistas para o nascimento adequado e seguro da criança.

“Um ambiente acolhedor, com certeza, é o melhor ambiente para a mulher ficar mais à vontade durante o trabalho de parto. E com esse ambiente, a melhor atitude que as pessoas devem ter nesse momento é respeitar o desejo da mulher”, afirmou o parlamentar.

Para Botelho, o movimento de humanização do parto, que cresce em várias partes do mundo, tem uma visão diferente do que é pensada por muitos. “A mulher é protagonista do próprio parto e deve participar ativamente das decisões, em parceria com os profissionais que lhe dão assistência”, defende o deputado.

Conforme a propositura, no parto humanizado, a mulher é incentivada a se informar e a fazer suas próprias escolhas. Seus desejos são acolhidos e respeitados. Nenhum procedimento é rotineiro: as intervenções são feitas de forma criteriosa e apenas quando realmente necessário.

“Seguindo essa linha, apresentamos esse projeto para que se tenha pelo menos uma sala adequada para o parto natural ou humanizado, que contenha iluminação ambiente, caixas de som, banheira descartável, cama adequada para parto, e outros métodos não farmacológicos para alívio da dor”, falou Botelho.

Ele também enfatizou que um dos objetivos do projeto é dar tranquilidade às mulheres que desejam gerar seus filhos de forma natural, em um ambiente hospitalar, propiciando comodidade e segurança para qualquer tipo de intercorrência que puder existir.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114