Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sexta, 24 de junho de 2016, 19h23

6ª Conferência da Cidade discute Plano Diretor de Várzea Grande


Várzea Grande está realizando hoje (24) a 6ª Conferência Municipal da Cidade, no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel (Cepac), localizado na Rua da Independência, Centro. Durante todo o dia serão debatidas propostas na busca de melhorias estruturais ao Município e garantias aos direitos e à cidadania, sob o tema “A função social da cidade e da propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. As mudanças para uma Várzea Grande melhor estão reunindo membros do Conselho Municipal da Cidade, do Conselho Estadual das Cidades, da prefeitura municipal e da sociedade civil organizada.

O encontro será realizado das 7h30 às 18h. Durante a abertura oficial a prefeita Lucimar Sacre de Campos, disse que o tema tratado na 6ª Conferência leva à reflexão “do que existe na nossa realidade atual e passada e no que queremos para um amanhã melhor e sabemos que não podemos demorar muito para que isso aconteça”.

Ainda como destacou a prefeita, enquanto gestora pública, não tem como desconhecer que Várzea Grande vai crescer ainda mais, só que isto representa dizer que serão necessários mais investimentos públicos para fazer frente a este crescimento e planejamento. “Em um ano de gestão fizemos muito e ainda faremos muito mais por Várzea Grande, mas nesse pouco tempo a frente da gestão do Município, resgatamos o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que hoje é realidade no Parque do Lago com a pavimentação de seis bairros, reconstruímos e entregamos oito escolas e creches, vamos entregar o Pronto-Socorro 100% reformado, algo que não ocorria desde sua fundação há mais de 30 anos, diversos ações de infraestrutura por toda cidade e a sociedade está participando dessa mudança conosco. O planejamento de ações ordenadas vislumbram os problemas futuros de crescimento da cidade e os debates desse fórum se antecipam a isso e definem a cidade que queremos.”, elencou a prefeita.

O secretário municipal de Planejamento e presidente do Conselho Municipal da Cidade, Sílvio Fidelis, reforçou que a Conferência é um espaço deliberativo e que o Conselho da Cidade é o maior parceiro da prefeitura na busca de soluções coletivas para uma cidade melhor. “É daqui, dessa Conferência que vão sair as diretrizes na busca de um Conselho forte e alinhado com as reais mudanças que queremos para Várzea Grande. Pensar a cidade é pensar na segurança, na saúde, na educação, no coletivo, no planejamento e nas demandas futuras, tudo agregado ao crescimento”, sublinhou.

Nesta manhã estão sendo debatidos os seguintes temas: ‘O Brasil Urbano: A cidade que temos’, com palestra do secretário municipal de Defesa Social, Alexander Torres Mais, “A função social da cidade e da propriedade”, com palestra do procurador legislativo Thiago Coelho Cunha, ‘O Plano Diretor’, palestra também ministrada pelo procurador legislativo, Thiago Coelho Cunha e ‘A cidade que queremos’, com Tânia Matos é a nova presidente da Agência de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Agem).

Como explica Tânia, para se alcançar a cidade que queremos, é preciso primeiro conhecer a cidade que temos, para então mensurar o quanto é necessário caminhar para atingir o objetivo, por isso da necessidade de se discutir planejamento futuro e se chegar na cidade que queremos”.

Após a realização das discussões em grupos temáticos para escolha das propostas dentro dos seguintes eixos: Habitação/Regularização Fundiária, Infraestrutura/Saneamento Básico, e Mobilidade Urbana/Acessibilidade/Transporte, terá início, por volta das 13h30 a plenária para exposição de todas as propostas apresentadas pelos segmentos.

Às 16h30 será realizada a eleição e posse dos novos membros representantes da sociedade civil organizada para compor o Conselho da Cidade (13 pessoas no total). Às 17h será a eleição e posse dos delegados que vão representar o Município na conferência estadual.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114