Cuiabá | MT 24/04/2024
Política MT
Segunda, 27 de junho de 2016, 19h37

Deputado Wilson Santos realiza 1° simpósio sobre dislexia em Mato Grosso


Distúrbios de aprendizagem geralmente são detectados por conta do baixo rendimento escolar. A dislexia, o principal deles, tem sinais claros e perceptíveis pelos educadores. Hoje, ela atinge, em Mato Grosso, 12% da população - o que representa uma média de 360 mil pessoas e, apesar de ser mais comum do que se imagina, o tema ainda é um tabu na sociedade.

Pensando nisso, após algumas audiências públicas e reuniões, o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, Wilson Santos (PSDB) irá realizar, no dia 30 de junho, o 1° Simpósio sobre Dislexia em Mato Grosso, com o objetivo de discutir Políticas Públicas Inclusivas para a pessoa com Distúrbios de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia e Discalculia).

Em março, a Comissão realizou um encontro com alguns profissionais da saúde, para discutir sobre o distúrbio. Na ocasião, a psicopedagoga Maria Masarela Marques dos Passos, pertencente ao grupo “Dislexia sem Fronteira MT”, foi a palestrante e falou sobre o que é a dislexia, como as pessoas com o distúrbio enfrentam o problema e como é possível tratar.

A profissional destacou que a responsabilidade acaba recaindo a quem ensina, como os professores, porém pela falta de qualificação muitos alunos acabam abandonando os estudos.

Masarela disse que a dislexia passa longe de ser preguiça por parte da criança, uma simples falta de atenção ou ainda má alfabetização. Ela também salientou que vale a pena informar principalmente aos familiares, é de que o disléxico não tem problema mental, e geralmente possui um Quociente de Inteligência normal ou acima, como na maioria dos casos.

O deputado Wilson Santos ressalta a importância da discussão e alerta que o tema deve ser debatido pela sociedade de uma forma natural.

Para se ter uma ideia, basta saber que algumas personalidades que tiveram destaque eram ou são disléxicos, dentre eles, Pablo Picasso, Albert Einstein, George Washington, Steven Spielberg, John Lennon, Tom Cruise, Keanu Reeves, Dercy Gonçalves e muitos outros que se destacaram não apenas no mundo artístico, mas também empresarial, como o dono da rede McDonald's, Ray Kroc.

O 1° Simpósio será realizado no próximo dia 30, às 18h30 no Teatro Cerrado – Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Para quem tiver interesse em participar do evento pode confirmar presença nos telefones; (65) 3313-6387 ou 3313-6386 ou pelo e-mail: dep.wilsonsantos@gmail.com. Como forma de inscrição, o evento também apoia a campanha “Doe 1 Litro de Leite”. O objetivo é arrecadar um número significativo de leite pra instituições sem fins lucrativos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114