Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 22 de julho de 2016, 17h58

Deputado Silvano anuncia regularização fundiária da gleba Mercedes


Mato Grosso é o único no Brasil a ser contemplado com titularidade de terras em 2016; a gleba Mercedes está na lista dos três assentamentos mato-grossenses que receberão documentos definitivos.

O deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) anunciou que a gleba Mercedes, em Sinop (503 quilometros de Cuiabá) receberá a titularidade definitiva da área com mais de sete mil hectares ainda este ano. De acordo com o parlamentar, é um sonho antigo da população. A gleba Mercedes é a primeira área no Brasil a ser contemplada com a regularização fundiária neste ano.

Mato Grosso é o único estado brasileiro a ser beneficiado com a titularidade em 2016. Esse ano, apenas três assentamentos receberão títulos definitivos. No país, pelo menos 13 mil assentamentos aguardam regularização de terras.

Segundo Silvano, centenas de produtores rurais que residem na gleba sofrem com a falta de estrutura. “Nada se faz na gleba Mercedes sem o registro definitivo dos lotes. Para se ter uma ideia, o produtor da Mercedes, hoje, não consegue obter uma linha de crédito junto ao governo federal e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e tudo isso porque nenhuma família possui registro da área”, ressaltou o peemedebista.

“Apesar de todas as dificuldades, idas e vindas ao Incra nacional e regional, valeu a pena. Sabemos da luta de cada trabalhador e me solidarizo com os que sobrevivem especialmente do que produz”, observou o deputado que, desde a época em que ocupava o cargo de secretário de Governo em Sinop, já acompahava de perto o caso da Gleba Mercedes.

O deputado destaca ainda que a regularização fundiária é primordial aos assentados atingidos pela Usina Hidrelétrica de Energia (UHE), que para serem indenizados precisam do título definitivo para negociarem com a empresa responsável pela Companhia Energética Sinop (CES).

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114