Cuiabá | MT 25/04/2024
Política MT
Sábado, 23 de julho de 2016, 15h38

Deficientes físicos buscam apoio na Assembleia Legislativa


Além de enfrentar problemas cotidianos e buscar mais inclusão, os deficientes físicos mato-grossenses ainda terão que brigar pela garantia de direitos antes legalmente assegurados.

Cadeirante, o advogado Carlinhos Teles – que responde pelo Procon na Assembleia Legislativa de Mato Grosso – recebeu nesta sexta (22), membros de diversas entidades representativas dos deficientes físicos, para traçar ações a fim de garantir a gratuidade no acesso a cinemas, teatros e eventos culturais, assegurada pela Lei Estadual n° 9310/2010. Na capital do Estado, o mesmo direito é garantido pela Lei Municipal n° 4553/2004.

Vigente a partir do primeiro dia de dezembro do ano passado, o Decreto Federal 8537/2015 – mais conhecido por “lei da meia-entrada”, cortou o direito dos deficientes físicos mato-grossenses, os quais agora terão que pagar metade do preço cobrado, onde antes tinham o justo benefício da gratuidade.

Conduzida por Teles, a reunião teve a presença do ex-deputado estadual Mário Lúcio Guimarães de Jesus, de Marilei Auxiliadora, presidente da Associação Mato-grossense de Deficientes (Amde), de Maria Elizabete, presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Pessoas Deficientes e Família (APRACDF), Luís Santana, presidente da Fraternidade Cristã de Deficientes (FCD).

Presentes também estiveram Fabíola Macedo, Joanil Hercília, Francisca Batista de Souza, Neuza Silva, Emanuel Tibaldi, dentre outras lideranças que defendem o direito dos deficientes físicos.

JUSTIÇA

Três ações efetivas foram decididas na reunião: será elaborado um parecer jurídico a fim de demonstrar a inaplicabilidade da lei federal; será expedido ofício aos conselhos Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) e Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), a fim de que tais órgãos se manifestem sobre a controvérsia legal, e ainda, a Amde irá à Justiça em defesa do direito. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114