Cuiabá | MT 25/04/2024
Política MT
Quarta, 27 de julho de 2016, 17h57

Bahia conta no momento com 138 mil mesários


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já conta com 138.840 mesários alistados em todo o estado para atuar nas eleições municipais deste ano, marcadas para 2 de outubro, em primeiro turno. O número ainda não é definitivo, já que, com as agregações de seções eleitorais, o quantitativo de mesários inscritos poderá aumentar ou diminuir.

Em ritmo de preparação para o pleito, com a identificação biométrica, não biométrica e mista dos eleitores, os maiores colégios eleitorais do estado – Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista – já alistaram até o momento 19.200, 4.344 e 2.969 mesários, respectivamente.

Inscrições abertas

Interessados em atuar como mesário ainda podem se alistar. A presidente do Grupo de Trabalho Mesários Bahia (GT-Mesários/BA) do TRE-BA, Verônica Silva, explica que as inscrições podem ser feitas a qualquer tempo, porém quem pretende trabalhar nestas eleições deve efetivá-la o quanto antes, pois os cartórios eleitorais já começaram a convocar os mesários. "Os cartórios eleitorais ou já estão convocando ou estão em vias de convocação", lembra a servidora.

Para se cadastrar é necessário que os eleitores cliquem no banner do “Mesário Voluntário” no site do TRE-BA na internet e preencham a ficha de inscrição. O usuário deve, obrigatoriamente, informar o número do título de eleitor para acessar o formulário, além de outros dados como endereço, contato telefônico e nível de escolaridade.

Outra opção de inscrição é a presencial, diretamente no cartório eleitoral no qual o interessado esteja inscrito, em sua cidade de votação. Os que pretendem atuar nas mesas receptoras de votos podem, ainda, esclarecer dúvidas ao enviar e-mail para mesariovoluntario@tre-ba.jus.br.

Benefícios

Além do exercício da cidadania, o trabalho de mesário é recompensado com os seguintes benefícios: auxílio-alimentação para o dia da eleição; folga no trabalho em período equivalente ao dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, caso haja previsão em edital.

Projeto Mesário Voluntário

Na Bahia, o projeto Mesário Voluntário, programa da Justiça Eleitoral, busca arregimentar cidadãos que desejam atuar voluntariamente nas mesas receptoras de votos no dia das eleições. Implantado como projeto-piloto em 2006, na cidade de Vitória da Conquista, a proposta do programa se expandiu a partir de 2008 para todas as zonas eleitorais da Bahia. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114