Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Segunda, 29 de agosto de 2016, 11h56

Frente Parlamentar do Vale do Rio Cuiabá completa um ano de instalação


Com um ano de instalação da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável dos municípios do Vale do Rio Cuiabá, o deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), autor do requerimento, avalia os resultados alcançados e as expectativas para a continuidade dos trabalhos na Assembleia Legislativa.

“Foi um ano de muito trabalho, fizemos várias proposições e daremos encaminhamentos dos projetos. Trata-se de uma região que tem uma baixa renda per capita, baixa arrecadação de imposto, assim como tem um Índice Desenvolvimento Humano (IDH) também baixo”, declara Botelho.

A Frente Parlamentar trabalha com cinco eixos estratégicos comuns aos 13 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá nas áreas de Infraestrutura, Agricultura Familiar, Turismo, Saúde e Segurança. Além de Cuiabá, são beneficiados diretamente Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Nobres Rosário Oeste, Jangada, Poconé e Acorizal.

“Os eixos definidos não excluem as especificidades de cada município, mas sabemos da potencialidade muito grande dessa região, por exemplo, para a agricultura familiar e turismo. Precisamos criar políticas públicas e oferecer infraestrutura para desenvolver todo esse potencial”, esclarece Botelho.

Hoje, por exemplo, mesmo a região com vocação econômica para a agricultura familiar, enfrenta problemas como a falta de assistência técnica rural no campo e a não regularização fundiária das terras. O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Roberto da Costa conhece bem essa dura realidade, tendo 63% da população morando na zona rural, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com destaque para o cultivo de banana, mandioca, milho e hortaliças.

“A maioria das propriedades da zona rural é de pequenos agricultores. Muitos não possuem título da terra e com isso têm dificuldades para acessar créditos, além desses imóveis não gerarem Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI)”, pontua o prefeito, afirmando ainda possuir 134 pontes de madeiras. “Espero que a Frente possa apresentar um programa ou projeto para a troca dessas pontes pelas de concreto, bem como implementar as ações na área de assistência técnica”, completa.

Ações – Em junho deste ano, a equipe técnica da Frente fez o acompanhamento da 6ª conferência das cidades, nos municípios do Vale do Rio Cuiabá. “Atualmente aguardamos a Secretaria das Cidades encaminhar a validação dos resultados para darmos sequências as ações da Frente”, pontua Margareth Pozzobon, que está na coordenação da equipe técnica da Frente Parlamentar.

Também foi realizada uma reunião com o superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Cleber Ávila. Nesse encontro, Ávila apresentou seis projetos que beneficiam a região do Vale do Rio Cuiabá e foi firmado que a Sudeco, em parceria com a Assembleia Legislativa, fará um seminário para explicar as formas de acessar os recursos disponíveis por meio dessa superintendência.

“Logo após o processo eleitoral, vamos dar início as audiências públicas em todos esses municípios para saber de que forma a Frente pode contribui para o desenvolvimento de cada um. No total, serão 13 audiências, uma em cada município”, adianta Margareth.

Em nível federal, a Frente do Vale do Rio Cuiabá ainda conta com o apoio do deputado Fábio Garcia (PSB), que conseguiu viabilizar uma reunião em março deste ano com a diretoria do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) para a possibilidade de um investimento nos moldes do projeto BID Pantanal.

Já em 2015, foi realizada a apresentação do plano de trabalho, contendo os objetivos, eixos, ações e cronograma de atividades. Além da assinatura de um pacto em prol do desenvolvimento, na qual 11 prefeitos e 1 vice-prefeito e quatro presidentes de câmaras estiveram presentes e assumiram o compromisso de estabelecer mecanismos de cooperação entre os municípios do Vale para melhoria dos indicadores sociais.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114