Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quinta, 22 de setembro de 2016, 19h16

Representantes da ALMT participam de evento sobre turismo rural em Barão de Melgaço


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) participa nesta sexta-feira (23) do evento “Turismo Rural: Barão Sustentável”, realizado no município de Barão de Melgaço (113 km da capital) para capacitar, divulgar e fortalecer o turismo na região. Uma extensa programação será realizada ao longo de todo o dia, incluindo caminhadas, cavalgada, capacitação de agentes locais, degustação da culinária local e o encerramento na praça central.

A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá foi convidada pela Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) a participar e conhecer o projeto de fomento ao turismo rural na região. Esta não será a primeira a vez que Barão de Melgaço realiza o evento de divulgação de seus potenciais turísticos e de capacitação da comunidade local.

Nesta edição, o treinamento será realizado por meio de uma palestra sobre crédito rural, alimentação saudável e produção agroecológica e da interpretação da geografia local sob orientação de um guia turístico profissional. Ainda haverá almoço típico pantaneiro, caminhada e cavalgada à beira do Rio Cuiabá e festividades culturais.

O deputado estadual Eduardo Botelho, que preside a Frente Parlamentar, explica que a ALMT vai participar da iniciativa para conhecer in loco as demandas da região para implementar, de fato, o turismo rural em Barão de Melgaço. “Vamos participar para ver como a Assembleia pode contribuir com este projeto econômico, social e ambiental”.

O supervisor local da Empaer, Hudson Paes, explica que foram escolhidos pontos turísticos com paisagens de belas baías, corixos, trilhas e veredas usadas pelos vaqueiros e pescadores da região. De acordo com o supervisor, o turismo rural permite aos turistas um contato direto com a natureza, a agricultura e as tradições locais, com hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar. “A maior proposta do turismo rural é a geração de emprego e renda, possibilitando aos produtores comercializarem seus produtos e apresentarem as belezas do campo pantaneiro”, enfatiza.

Atualmente, tramita na ALMT o Projeto de Lei (PL) n° 310/2016, de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) para definir as atividades turísticas que especifica o "Turismo Rural na Agricultura Familiar". Por meio deste projeto, o deputado estima adequar as atividades e possibilitar criação de linhas de crédito, qualificação e assim fomentar a agricultura familiar e o turismo regional.

“O turismo rural além de possibilitar melhorar a renda familiar, ainda pode fomentar a agricultura familiar com a venda e divulgação dos produtos”, explica o deputado Eduardo Botelho.

O PL 310/2016 foi lido em plenário no dia 7 de julho deste ano, já passou pelo Núcleo Ambiental e Desenvolvimento Econômico e agora está na Comissão de Indústria, Comércio e Turismo para apreciação. Conheça aqui a proposta.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114