Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 23 de setembro de 2016, 10h33

Qualidade de vida é meta da terceira idade


Levante agora e abrace aquele senhor da portaria do prédio, a sua avó, o seu pai, o motorista do ônibus, o colega de trabalho... qualquer pessoa com mais de 60 anos! Hoje (23) é Dia Estadual do Idoso, conforme a Lei nº 7394/03.

Mas a terceira idade merece mais que abraço, merece respeito e qualidade de vida, mesmo com as limitações causadas pelo tempo. “Há uma perspectiva de que, em 30 anos, 50% da população brasileira seja idosa”, informou o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi), Francisco Delmondes Bentinho, com 74 anos.

Os mato-grossenses têm em sua defesa o Estatuto da Pessoa Idosa no Estado de Mato Grosso (Lei Complementar nº 131, de 17 de julho de 2003) e, assim como todo brasileiro, o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003).

No entanto, há muito a se implementar. Bentinho, com base nas conferências realizadas pelo Cededipi, aponta, em ordem de prioridade, as áreas que necessitam de investimento: Atendimento em saúde; transporte; moradia; e analfabetismo.

O médico geriatra e cirurgião geral, membro da Sociedade Brasileira de Gereatria e Gerontologia e conselheiro do Cededipi, reforça a importância de oferecer o atendimento em saúde necessário para a qualidade de vida dos idosos. Ele, que entrou há pouco na terceira idade (61 anos), explica que “ter boa saúde”, na fase idosa, não é não ter doença. “Idoso saudável é aquele que, apesar de ter várias doenças, como hipertensão e diabetes, as mantém controladas”.

Seo José Domingos de Araújo, 79 anos, concorda que transporte público gratuito na terceira idade é muito importante. Viúvo e pedreiro aposentado, morador de Cuiabá, conta que visitou, na semana passada, um parente próximo em Acorizal; e planeja visitar a cunhada, na próxima semana, em Barão de Melgaço. Ele, que recebe de aposentadoria cerca de 1,5 salário mínimo, usufrui da Lei estadual nº 8.823/2008 (gratuidade no transporte coletivo intermunicipal a aposentados e pensionistas – até duas vagas) e da Lei estadual nº 10.320/2015 (50% de desconto no restante dos assentos).

Do outro lado, o presidente da Cededipi apontou que, dos estimados 500 mil idosos de Mato Grosso, quase 200 mil não usufruem da aposentadoria devida pelo INSS e, mesmo sendo de baixa renda, não têm condições de comprovar o direito ao transporte gratuito ou com desconto.

Em se tratando de moradia, Bentinho explica a importância de priorizar o acesso dos idosos de baixa renda aos programas habitacionais e comemora a lei em vigor no Estado (Lei nº 10.259/2015), que reserva 10% das residências de tais políticas para a terceira idade.

Por fim, Bentinho defende que o Executivo deva criar ações públicas de incentivo à alfabetização dos idosos, pois “90% dos analfabetos do país estão na terceira idade”.

Alegria de viver - Seo Zé é um exemplo de vida, não há quem permaneça desanimado ao lado dele. Em conversa, logo convida para visitá-lo em casa, “mas tem que avisar antes, porque não paro em casa, entro pela porta da frente e saio pela do fundo” – conta, em gargalhadas. José sabe a chave da alegria na terceira idade: “O idoso tem que conviver, tem que, socialmente, se relacionar”, orienta o geriatra Roberto Azevedo.

O simples pedreiro aposentado tem a agenda cheia: faz ginástica e hidroginástica, nas manhãs, no Centro de Convivência para Idoso Padre Firmo. “Tem que tomar água, tem que fazer atividade física. Isso faz bem para o corpo e para a alma”, prossegue o geriatra.

Cristão fervoroso e patriarca de uma unida família, seo Zé narra as brincadeiras com a única bisneta, Giovana Araújo, de apenas 1 ano , e com a neta mais nova, Valentina,- de 2 anos e meio. “Graças a Deus, eu gosto muito de viver . A vida é curta, mas é boa”, comemora.

E a dica do geriatra Roberto Azevedo é filosófica: “Nunca perca o foco de que o importante é ser feliz e ajudar o próximo”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114