Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 28 de setembro de 2016, 18h28

MPF/MT e Funai elaboram cartilha eleitoral na língua Xavante


O Ministério Público Federal em Barra do Garças (MT) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) elaboraram cartilha bilíngue (Português-Xavante) com instruções para as Eleições 2016.

O dispositivo tem o intuito de instruir acerca das atribuições do cargo de prefeito e vereador, além de orientar no combate às irregularidades eleitorais. A cartilha, sobretudo, é um fator de inclusão da comunidade Xavante no exercício da cidadania.

Servidores do MPF e da Funai, juntamente com os promotores de Justiça do Estado de Mato Grosso, Wdison Luiz Franco Mendes, Nathalia Carol Manzano Magnani e Marcos Brant Gambier Costa estiveram presentes na Terra Indígena São Marcos, ocasião em que foram distribuídas cerca de 150 cartilhas.

A cartilha destaca que “embora as comunidades indígenas tenham sua organização e lideranças internas respeitadas pela Constituição Federal, é importante para a população Xavante, bem como para as demais etnias indígenas, que participem ativamente do processo eleitoral dos municípios a que pertencem”.

Outros destaques da cartilha são as irregularidades eleitorais como transporte irregular de eleitores, aliciamento do eleitor (compra de votos) e uso da máquina administrativa (uso de bens ou serviços públicos para fins de campanha eleitoral).

Acesse aqui a cartilha. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114