Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quinta, 20 de outubro de 2016, 11h52

Deputado Max busca apoio da Seduc para melhorias no Núcleo Avançado de Jaciara


Aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (19), na Secretaria de Estado de Educação, uma reunião com o deputado estadual Max Russi (PSB), o secretário Marco Marrafon, o reitor substituto do IFMT, professor Willian de Paula, o diretor do Núcleo Avançado de Jaciara, professor Leandro Carbo, o prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar, e outros representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) para reforçar a parceria entre Estado e Instituto, além de ampliar a atuação do IFMT em Jaciara.

O parlamentar interviu junto à Seduc, pois viu a grande necessidade de melhorias para o Núcleo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso localizado em Jaciara (144 quilômetros de distância de Cuiabá), cidade onde acontecem muitos casos de moradores que precisam se deslocar diariamente até Rondonópolis para cursar uma graduação.

Atualmente, o Instituto está em um prédio locado, gerando um gasto com manutenção que poderia ser investido em outras necessidades, como explica o professor Willian, “o recurso que hoje investimos na questão da manutenção de um prédio que ainda não é nosso, com certeza serão usado para melhorias em laboratório e fomentar novas ações no município de Jaciara”.

A proposta apresentada durante a conversa é de realizar uma seção do IFMT no Centro de Educação de Jovens e Adultos Marechal Rondon (Ceja), ofertando formação profissional aos alunos do ensino médio. Nesse formato, os estudantes terão a opção de realizar o ensino médio e técnico em um único curso. Enquanto isso, o Núcleo Avançado continuará aguardando para receber verba do governo federal para a construção de uma sede própria que será feita em terreno já doado pela Prefeitura de Jaciara.

“O IFMT tem intenção de ampliar no município. Hoje eles estão em um prédio alugado e querem fazer uma seção com o Estado de uma escola estadual e para isso dar condições de ter novos cursos e ampliar”, explanou Max.

Com a ocupação do Ceja e a parceria com a Seduc, há a proposta de iniciar novos cursos tanto na área de ensino superior quanto técnico. “Para Jaciara e toda região é um ganho muito grande, investimento no ensino superior gratuito e de qualidade. E, no ensino médio, onde a gente pode trabalhar alguns cursos e qualificações, em especial na questão do turismo por que temos uma aptidão muito grande na região do Vale do São Lourenço e precisamos qualificar nossa mão de obra, oportunizar para que os alunos façam curso nessa área e essa parceria do Instituto Federal com a Seduc vai ser muito bom para Jaciara e todo Vale”, expos o parlamentar.

O IFMT se instalou em Jaciara no ano de 2010 durante a segundo mandato de prefeito de Max Russi, após vasta articulação do então gestor municipal junto as esferas superiores. Durante este ano o deputado atuou para levar mais três cursos para Jaciara, que serão ofertados a partir do início de 2017, sendo eles Técnico em Meio Ambiente; Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia; e, pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza.

Daqui 30 dias haverá uma nova reunião, quando o Instituto irá apresentar o plano de trabalho para que o Estado possa entrar com a parceria para fazer a seção da escola. Após o estímulo feito pelo secretário Marrafon, a equipe do Núcleo Avançado de Jaciara também apresentará um projeto de ensino e desenvolvimento com cursos de extensão para os alunos do segundo grau.

Marrafon explicou que fez um desafio ao pessoal do IFMT para construir uma proposta de ensino com cursos que irão qualificar os alunos do ensino médio com “informática, webdesign, que é muito importante para todo mundo e também na região a hotelaria, gastronomia, ou seja, uma infraestrutura de turismo, cursos que possam contribuir para construir um projeto de desenvolvimento de ensino”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114