Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 21 de outubro de 2016, 16h08

Wancley encaminha emenda para realização de Jogos Universitários Brasileiros, em Cuiabá


No próximo mês Cuiabá será a sede do maior evento esportivo universitário do país. Entre os dias 2 e 13 de novembro, cerca de 4 mil estudantes-atletas vão participar da 64? edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Serão 17 modalidades em disputa, sendo 13 individuais e quatro coletivas.

A competição foi lançada oficialmente na semana passada, e segundo os organizadores vai reunir estudantes dos 26 estados, além do Distrito Federal. Os confrontos ocorrem em 17 praças esportivas, como na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ginásio Dom Aquino e Ginásio Aecim Tocantins.

De acordo com o deputado Wancley Carvalho (PV), que destinou emenda parlamentar de R$ 120 mil para realização dos jogos, os JUBs deixarão um importante legado para o esporte, educação, cultura e economia de Mato Grosso.

"A interação entre esporte e educação é essencial para o desenvolvimento intelectual. Além disso, segundo a organização, os jogos vão gerar incremento de R$ 10 milhões na economia de Cuiabá, com o custeio de arbitragem, hospedagem para os atletas, alimentação e aquisição de materiais esportivos", justificou.

A delegação de Mato Grosso participa do evento com 134 atletas de diferentes universidades do Estado, como Anhanguera (Campo Verde), Univag (Várzea Grande) e UFMT (campus de Cuiabá, Barra do Garças e Sinop).

O JUBs 2016 é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá?.

Projeto de Lei - Foi aprovada na última quarta-feira (19), após derrubada do parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a proposta do deputado Wancley que propõe e inclusão dos Jogos Universitários Mato-grossense (Jum's), no calendário oficial de eventos do Estado.

Agora, o projeto de lei nº 138/2016 segue para sanção do governo do estado. Segundo Wancley, a regularidade da realização dos jogos universitários ajuda a impulsionar a prática esportiva e fomenta a economia em Mato Grosso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114