Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 27 de outubro de 2016, 10h51

Início da obra da ZPE de Cáceres deve ser em dezembro


A segurança e o desenvolvimento social foram os principais temas da reunião da Câmara Setorial Temática da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), realizada na quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa. Durante o encontro, foram discutidos, também, as medidas necessárias para acelerar a implantação da ZPE.

O presidente da Administração da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), Pedro Lacerda, fez uma apresentação sobre as perspectivas da AZPEC e os próximos passos para a consolidação do projeto. As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) são distritos industriais incentivados. As empresas instaladas nesses locais têm a sua produção voltada ao comércio exterior e operam com suspensão de impostos, liberdade cambial e procedimentos administrativos simplificados.

Segundo Lacerda, no dia 16 de novembro será realizada etapa do processo licitatório, com a abertura dos envelopes de propostas. A primeira das obras devem ser iniciada em dezembro e prevê a construção do módulo de infraestrutura básica, que inclui o prédio administrativo da ZPE, guarita, restaurante, espaço aduaneiro da Receita Federal, galpão de armazenagem e pátio.

Para o deputado Dr. Leonardo (PSD), a ZPE fomentará o crescimento das regiões oeste e sudoeste de Mato Grosso, gerando novos empregos e rendas, atraindo indústrias e comércios, refletindo diretamente na economia e no desenvolvimento de todo o estado.

O presidente da AZPEC falou da importância desse projeto para o desenvolvimento do estado e destacou que muitas indústrias da região exportam seus produtos com baixo valor agregado devido à dificuldade de transformação da matéria-prima em produtos industrializados. Ele ressalta que a expectativa é que a implantação da ZPE favoreça o desenvolvimento de políticas mais eficientes em matéria tributária, trabalhista, de infraestrutura, logística e de comércio internacional, que incentivem a agregação de valor aos produtos primários que já são exportados por indústrias matogrossenses, como madeira, algodão, borracha e soja.

Também foi entregue pelo relator da Câmara Setorial Temática que avalia trata da implantação da ZPE, Daniel Almeida de Macedo, um estudo sobre segurança pública e defesa nacional na faixa de fronteira. De acordo com o estudo, o desenvolvimento social da região é uma das preocupações. “As ações e políticas públicas destinadas ao desenvolvimento social têm influência muito grande na segurança pública, pois na medida em que as pessoas têm acesso à educação, saúde, trabalho, isso as torna menos vulneráveis ao assédio que o crime organizado exerce nesta região de fronteira”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114