Cuiabá | MT 25/04/2024
Política MT
Quinta, 27 de outubro de 2016, 17h51

Nininho prestigia Encontro com Novos Gestores de Mato Grosso


Nesta quinta-feira (27), o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, representou a Casa de Leis no ‘Encontro com os Novos Gestores Mato-grossenses’, promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento contou com a presença do juiz José de Arimatea; presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Joaquim; desembargador Marcos Machado; senador Wellington Fagundes e deputado federal Fábio Garcia.

O encontro trouxe a discussão de pautas municipalistas como o subfinanciamento dos programas federais, a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, os reajustes nos pisos do magistério e agentes de saúde, Restos a Pagar; o Fundo de Auxílio aos Estados e Municípios Exportadores (FEX); e a urgência de mudanças no Pacto Federativo.

Segundo o presidente da AMM, Neurilan Fraga, é importante que os novos prefeitos e também prefeitos reeleitos mantenham-se unidos em prol do fortalecimento da mobilização municipalista para uma gestão eficiente.

“As prefeituras enfrentam um momento de crise econômica com a diminuição dos recursos necessários para garantir a manutenção dos serviços básicos à população. Os municípios têm sido penalizados pela atual forma de divisão dos recursos, assumindo competências de outros entes para atender a população e gastando muito além do previsto em áreas essenciais, como a Saúde”, argumentou Neurilan.

Para o deputado Nininho, as discussões levantadas são de extrema importância. “Tenho participado dos debates que envolem os repasses e obrigações do governo do estado e do governo federal, com o intuito de precaver os gestores, para que não sejam penalizados futuramente, já que grande parte dos municípios dependem desses recursos, inclusive para garantir a prestação de contas”, ressaltou Nininho.

O parlamentar também lembrou do compromisso dos 24 deputados com os municípios. “Como presidente de honra da AMM à quase dois anos posso afirmar que todos os deputados estaduais estão comprometidos com os municípios. É na base que existem os problemas, é o cidadão que precisa de apoio. Os novos prefeitos e os reeleitos estão assumindo um novo mandato em um momento difícil da economia, é preciso ter planejamento e saber qual o melhor momento para tomar as decisões, para que posteriormente, os municípios não sejam prejudicados e a população não sofra consequências pela falta de responsabilidade da administração”, pontuou o parlamentar.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114