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Por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), o Tribunal de Contas de Mato Grosso contribui com avanços na atuação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), sobretudo por meio da consultoria para a elaboração do planejamento estratégico de longo prazo na instituição. Durante solenidade realizada no Espaço Cultural Liu Arruda na última sexta-feira (02.12), o procurador-geral do Estado, Patrick Ayala, entregou um relatório demonstrando a atual realidade do órgão jurídico e de que forma essa cooperação com o TCE de Mato Grosso contribuirá para o desenvolvimento da PGE nos próximos anos.
Conforme revelou o procurador-geral, o principal impacto da elaboração do planejamento na PGE atingiu a subprocuradoria Fiscal, que, anteriormente, não estava em sua totalidade integrada às ações da instituição. "Hoje conhecemos a dívida ativa, temos macro processos, conhecemos grandes devedores e tornamos mais racional a cobrança da dívida. Ainda encontramos dificuldades por falta de estrutura da própria PGE. Este relatório demonstra que podemos fazer mais", apresentou o gestor.
Para ele, hoje é possível enxergar as deficiências e as estratégias para combatê-las. "Após este trabalho com o Tribunal de Contas conseguimos fazer planejamento, conseguimos apresentar o trabalho que desempenhamos e encontramos meios para superar os desafios", concluiu.
A PGE-MT aderiu ao projeto de Apoio ao Planejamento Estratégico em 2015 e recebeu orientações e capacitações quanto às boas práticas de gestão. O PDI é composto por cinco projetos: projeto 1 - Apoio ao Planejamento Estratégico; projeto 2 - Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; projeto 3 - Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; projeto 4 - Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; projeto 5 - Modernização Institucional.
Representando a Secretaria de Apoio à Unidade Gestora (SAUG), o responsável pelo Projeto 1, José Marcelo Perez, reafirmou o caráter de orientação e parceria que o TCE desenvolve junto às gestões de seus fiscalizados. "Fizemos um trabalho de base, transferindo conhecimento, tecnologia, para que pudessem evoluir com consciência do que são hoje e de onde querem chegar, com foco do planejamento estratégico. O objetivo do PDI, neste caso, é integrar as unidades da PGE que com isso conseguiram evoluir, crescendo e trazendo melhores resultados", ponderou.
O QUE É O PDI
Instituído em 2012, o foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente de todas as instituições públicas a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. Da mesma forma, fomenta o debate e o controle social dos conselhos municipais.
O PDI é composto por cinco projetos: projeto 1 - Apoio ao Planejamento Estratégico; projeto 2 - Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; projeto 3 - Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância; projeto 4 - Controle Gerencial utilizando o sistema Geo-Obras; projeto 5 - Modernização Institucional.
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