Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Terça, 17 de janeiro de 2017, 13h27

TCE é parceiro do projeto 'Ribeirinho Cidadão' em 2017


A Presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso confirmou parceria com o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública no projeto "Ribeirinho Cidadão", desenvolvido desde 2006 com o objetivo de levar serviços essenciais como saúde, justiça e cidadania para uma população isolada e desprovida de assistência social e judiciária. Em sua 10ª edição, o projeto ocorre este ano, de 1º a 20 de fevereiro, com a participação do TCE, por meio da Presidência, na doação de bens inservíveis, e da Secretaria de Articulação Institucional – SAI, com atividades didáticas quanto ao uso correto dos recursos públicos e os direitos e deveres do cidadão. As ações foram estabelecidas durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 16/01, com a participação do chefe de gabinete da Presidência do TCE, Paulo Nunes, da secretária da SAI, Cassyra Vuolo, do juiz José Antônio Bezerra, e do defensor público, Air Praieiro Alves.

Em 2016 o "Ribeirinho Cidadão" fez 11.100 atendimentos e procedimentos em 70 comunidades nas margens do rio Cuiabá, abrangendo os municípios de Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Poconé e Fátima de São Lourenço. "Estamos dando assistência social onde o braço social do Estado não consegue alcançar, e nestas comunidades falta de tudo, principalmente saúde, educação e serviços como registro civil de nascimento, casamento e óbito, ações civis públicas, e solução de confitos sociais", esclareceu o defensor Air Praieiro. Na área da saúde, os casos são graves quanto ao alto índice de leishmaniose e hanseníase, além da doença ocular conhecida como pterígio, uma formação carnosa que avança sobre a córnea devido a um processo de irritação ocular crônica, causado pelo reflexo do sol nas águas do rio. "Por isso a necessidade de exames com oftalmologistas e a entrega imediata de óculos para pescadores e demais moradores nas margens do rio Cuiabá", concluiu o defensor.

Para o juiz Luis Antônio Bezerra, o "Ribeirinho Cidadão" leva dignidade para uma população excluída, incluindo idosos e adolescentes. "Agradecemos muito a sensibilidade do conselheiro Antonio Joaquim que imediatamente nos atendeu e, agora, formaremos um termo de cooperação em que o TCE irá nos ajudar muito a levar cidadania e serviços sociais", agradeceu. A secretária da SAI, Cassyra Vuolo, ressaltou que o projeto é uma grande oportunidade de levar o controle externo fora do espaço urbano e para pessoas que vivem isoladas, com muitas necessidades. O Tribunal irá ajudar com materiais e com a distribuição do gibi "Tribunal em Contas: Uma lição de Cidadania", produzido e levado para escolas, universidades e demais públicos infanto-juvenis há 13 anos. O lançamento da 10ª edição do projeto "Ribeirinho Cidadão" será no dia 31 de janeiro, às 18h30, em Santo Antônio do Leverger. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114