Cuiabá | MT 23/04/2024
Política MT
Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 11h43

Projeto de Wagner oficializa o Dia do Motoclube em Mato Grosso


A partir deste ano, os amantes do motociclismo em Mato Grosso e as entidades que os representam terão um motivo a mais para estreitar laços que os unem em torno dessa prática e dos princípios da solidariedade que exercitam. Sobre o assunto, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa deu parecer favorável à oficialização do Dia do Moto Clube no Estado, a ser comemorado em 30 de novembro.

Os motoclubes não são entidades filantrópicas sem fins lucrativos. Entretanto, em razão da expressiva confiança depositada neles pela sociedade em geral, muitos desenvolvem ações sociais por todo o território nacional – em parceria com outras entidades – fomentando obras beneméritas entra as comunidades carentes em geral.

“São clubes organizados com a finalidade de estabelecer relações de camaradagem e amizade, promovendo a socialização entre seus participantes”, observou o deputado Wagner Ramos (PSD) – autor do Projeto de Lei nº 428/2016, que cria a data. Segundo ele, anualmente, os motoclubes organizam passeios e encontros para promover a confraternização, a amizade e o companheirismo entre todos os seus componentes, e – claro – andar de moto.

De acordo com o site revistamotoclubes.com.br, nos 26 Estados e no Distrito Federal existem mais de três mil motoclubes brasileiros oficiais. Por sua vez, a American Motorcyclist Association Club (AMA) ou Associação Clube Americano Motociclista na tradução literal – concedeu ao Motormaids MC, a carta patente de “motoclube mais antigo formado por mulheres” já em 1940. Ele supera, inclusive, o mundialmente famoso Hells Angels MC, criado em 1947.

A primeira entidade do gênero, no mundo, foi o Moto Club do Brasil – fundado em 1927 no Rio de Janeiro. No Brasil, a popularização teve início na década de 1990, quando da liberação da importação de motos. A medida – agora – só depende da Comissão de Constituição, Justiça e Redação para ser incluída no Calendário Oficial de Mato Grosso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114