Cuiabá | MT 24/04/2024
Política MT
Terça, 15 de agosto de 2017, 09h25

Audiência pública debate política de inclusão social às pessoas em situação de rua


A Assembleia Legislativa realiza, na próxima quinta-feira (17), audiência pública para debater políticas de inclusão social às pessoas em situação de rua. O autor do debate, deputado Jajah Neves (PSDB), destaca que a problemática é crescente, especialmente em Cuiabá. Justamente por isso, no evento, espera-se propor sugestões entre parlamentares e sociedade, a fim de reverter o quadro. "Não é possível se pensar em desenvolvimento ignorando essas pessoas. Não há meios de amparo a elas, precisamos nos movimentar no sentido de modificar essas estatísticas, especialmente na capital", justificou o deputado.

Dados da Política Nacional para a População em Situação de Rua (PSR) mostram que, em sua maioria, 82% desses moradores de rua são do sexo masculino; 53% têm idade entre 25 e 44 anos; 67% são negros. Desse total, a maioria (52,6%) recebe entre R$ 20 e R$ 80 semanais; grande parte dessa população é formada por trabalhadores – 70,9% exercem alguma atividade remunerada.

Apenas 15,7% pedem dinheiro como principal meio de sobrevivência; parte considerável é originária do município onde se encontra ou de locais próximos; 69,6% costumam dormir na rua, e cerca de 30% dormem na rua há mais de 5 anos; 22,1% costumam dormir em albergues ou outras instituições; 95,5% não participam de qualquer movimento social ou associativismo; 24,8% não possuem qualquer documento de identificação; 61,6% não exercem o direito de cidadania elementar que é o voto; 88,5% não são cobertos por programas governamentais, ou seja, afirmam não receber qualquer benefício dos órgãos governamentais.

Segundo números da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setas), Cuiabá e Rondonópolis concentram 71% dessas pessoas em vulnerabilidade social. Somente em 2016, 6.874 pessoas, entre moradores de ruas e migrantes, foram encaminhadas aos abrigos e albergues no estado. Na capital, são 384 moradores albergados enquanto em Rondonópolis são 319 pessoas.

A audiência pública acontecerá no auditório Milton Figueiredo, a partir das 14 horas, na Assembleia Legislativa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114