Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quarta, 16 de agosto de 2017, 16h35

MT PAR atua na elaboração de projetos de concessão e PPPs nos municípios


A MT Participações e Projetos (MT PAR) atua em conjunto com entidades internacionais e com know-how na elaboração de termos de concessões, parcerias público-privadas (PPPs), entre outras modalidades, não apenas no âmbito estadual, mas também nos municípios mato-grossenses para ajudar na concretização de programas de parcerias. Entre esta terça e quarta-feira (15 e 16.08), a diretora-presidente da sociedade de economia mista, Maria Stella Lopes, percorre Nova Mutum e Sorriso para auxiliar os gestores públicos municipais na elaboração de projetos. “O governador já havia autorizado a MT PAR a iniciar o diálogo com prefeitos para que pudéssemos replicar nos municípios o programa de parcerias do Estado”, frisa Maria Stella.

Em reunião nesta terça-feira com o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, com o secretário de Gabinete, João Batista Pereira da Silva, e com o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Mauro Manjabosco, a diretora-presidente da MT PAR recebeu demandas de parcerias nas áreas de iluminação pública e saneamento. “Esta foi a primeira reunião para conhecermos os potenciais e as possibilidades do município. A ideia é que a MT PAR insira no processo os parceiros com os quais já construímos uma relação no Governo do Estado. Também vamos disponibilizar nossa experiência e conhecimento na modelagem de projeto de concessão e PPPs”, explica Maria Stella.

Em Sorriso, a diretora-presidente se reuniu nesta terça pela tarde com o prefeito Ari Lafin e, na manhã desta quarta-feira, com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Drusina. Os gestores de Sorriso também discutem uma proposta na área de iluminação pública, mas têm equipamentos públicos e podem receber apoio do governo no estabelecimento de PPPs e concessões. “Eles estão com projetos em andamento do Parque Tecnológico, aeroporto e Distrito Industrial, então vamos trabalhar para apoiá-los em projetos específicos, vamos conhecer a realidade do município e ajudá-los a estruturar um fundo garantidor. Podemos atuar nesta interlocução com bancos e investidores”, detalhou.

Equipes do MT PAR já percorreram outros municípios, como, por exemplo, Rondonópolis, onde a ideia é apoiar os gestores na instalação de um escritório de parcerias e estruturação de projetos. “O primeiro deles seria a Praça do Povo. Inclusive já apresentamos o pré-projeto à prefeitura. A Praça do Povo deve contar com um espaço de convivência para a população de Rondonópolis com uma área comercial e um grande teatro. Neste espaço de 10 mil quadrados vai ser instalada a unidade Ganha Tempo do Estado, ocupando 2.000 m². Agora falta a questão burocrática de assinar o contrato entre Estado e município para a MT PAR começar a atuar lá dentro”, explica a diretora-presidente.

Atualmente a MT PAR tem três acordos de cooperação técnica, sendo um com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), outro com o escritório de projetos da Organização das Nações Unidas (ONU), e um terceiro com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Queremos aproveitar esta relação técnica com estas instituições para aplicá-la também em municípios do Estado. Com isso, eles ganham em planejamento estratégico, construção de uma carteira de projetos de parcerias de médio e longo prazo, e na entrega de resultado de curto prazo naquilo que for possível. Existem projetos que já estão encaminhados precisando mesmo de um aporte técnico, de uma visão de mercado, e do lançamento de maneira estruturada, tanto no mercado nacional como internacional”, explica Maria Stella.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114