Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quinta, 17 de agosto de 2017, 16h37

Jajah quer garantir que o consumidor tenha acesso a documento de restrição de crédito


Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei 396/2017, apresentado na sessão vespertina da última terça-feira (15), de autoria do deputado estadual Jajah Neves (PSDB), que dispõe sobre o direito do consumidor de ter acesso a documento que motive a recusa ou restrição de crédito.

A proposta prevê que o fornecedor de produtos ou serviços que restringir ou negar crédito ao consumidor fica obrigado a fornecer documento escrito que contenha os motivos da recusa. O documento deverá ser emitido pelo fornecedor, indicando os motivos, o responsável pela negativação, o banco de dados consultado e os produtos e serviços que o consumidor desejar contratar com os respectivos valores.

De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, é direito do consumidor, quanto à oferta de produtos, receber informações corretas, claras, precisas e ostensivas sobre as características dos produtos, assim como o motivo de negativa de acesso na aquisição dos mesmos.

“Um dos objetivos desse projeto de lei é o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo, sendo dever do Estado promover a educação e a informação dos consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria das relações de consumo”, salientou o parlamentar.

Jajah Neves ressalta ainda que a proposta não obrigará os fornecedores a contratarem trabalhadores, além daqueles que compõem o seu quadro, para realizar o procedimento, “o próprio empregado que realiza a consulta, pode de forma rápida e simples emitir uma declaração de negativa de crédito”, concluiu Neves. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114