Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Sexta, 15 de setembro de 2017, 16h54

Audiência pública debate situação do Hospital Regional de Cáceres


O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dr. Leonardo Albuquerque (PSD), participará de audiência pública para debater a saúde pública em Mato Grosso, em especial a situação do Hospital Regional de Cáceres, que está em fase de transição administrativa. Ele convida toda população para participar da discussão, que será realizada no auditório da própria unidade de saúde, na próxima segunda-feira (18), às 18h. O evento foi requerido pelo deputado estadual Adriano Silval (PSB) e também contará com a participação do deputado estadual Wancley Carvalho (PV).

“Convido toda população, usuários do SUS, servidores da saúde, vereadores e prefeitos de Cáceres e região para participar da audiência pública com o objetivo de debater a questão da saúde pública em Mato Grosso”, disse o deputado Dr. Leonardo.

A Congregação Santa Catarina, junto com a São Camilo, uma das únicas organizações sociais de saúde que teve boa avaliação em Mato Grosso, vai encerrar suas atividades com gestão hospitalar por decisão própria. Com isso, ela entrega a administração do Hospital Regional de Cáceres no dia 30 de setembro.

Para evitar uma intervenção do Estado, que trouxe resultados ruins, a exemplo de Alta Floresta e Colíder, o deputado Leonardo Albuquerque intermediou diálogo entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISOMT) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a adoção de um novo modelo de administração: A administração compartilhada. Com isso, as cerca de 400 mil pessoas dos 24 municípios que tem a unidade como referência não ficarão sem atendimento nem um dia.

“Nós fomos corajosos e buscamos uma alternativa nova. O governo queria manter a Santa Catarina, mas eles decidiram sair, então precisávamos de uma opção nova para evitar a intervenção. Será um modelo diferenciado, que evitará a interferência de politicagem e garantirá profissionais experientes a frente do Hospital Regional de Cáceres. Ou era isso, ou o caos”, afirmou o parlamentar.

A duração do convênio é de até 24 meses, podendo ser interrompido antes caso o Estado adote nova forma de gerenciar todas as unidades estaduais de saúde. Na administração compartilhada a gestão cabe ao Estado, que manterá o pagamento dos servidores de carreira, os repasses, determinação de políticas públicas e metas, enquanto o gerenciamento ficará a cargo do consórcio.

Os municípios atendidos pelo consórcio são Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis, Gloria D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D´Oeste, Mirassol D´Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D´Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade e Rondolândia. Os municípios bolivianos San Matias e San Ignacio de Velasco também são atendidos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114