Artigos

Infeliz o povo que depende de uma eleição
Amadeu Roberto Garrido de Paula
Nossa democracia tem solução - e não é intervenção
Fellipe Corrêa
Restaurar o futuro
Coriolano Xavier
Saúde e fake news
Luiz Evaristo Ricci Volpato
As Redes Sociais podem acabar?
João Alves Daltro
» mais
Comentar           Imprimir
Política MT
Terça, 19 de setembro de 2017, 18h12

Adriano Silva propõe programa do 'Gari Comunitário' em áreas inacessíveis à coleta de lixo


Tramita na Assembleia Legislativa , projeto de lei que cria o programa "Gari Comunitário"- este já implementado em algumas cidades do interior de São Paulo e em capitais brasileiras. O deputado Adriano Silva (PSB) apresentou a matéria a fim de que a mesma iniciativa se concretize em Mato Grosso.

A figura do gari comunitário se concretiza quando o agente de limpeza atua na coleta de lixo, limpeza de canais, escadarias, canaletas, a fim de prevenir danos às moradias de locais onde é inacessível a coleta formal.

Consta na propositura que os garis comunitários atuarão em áreas indicadas pelas prefeituras respectivas, que voluntariamente aderirem ao programa, tendo como critério de as áreas desprovidas de condições geográficas para a coleta formal. O gari, preferencialmente, será selecionado na comunidade onde ocorrerá o trabalho. “O projeto será uma importante ferramenta de conscientização dos moradores dessas regiões, pois haverá um engajamento com o recrutamento dos moradores para o programa”, avaliou Adriano Silva.

De acordo com a idéia, caberá ao consórcio, responsável pelo setor, a contratação do profissional e a destinação final do material coletado na comunidade. A fiscalização será integrada entre a secretaria responsável no âmbito local e a Defesa Civil. “O programa visa proteger o meio ambiente e controlar a poluição em áreas desassistidas pelas políticas de coleta de lixo e resíduos tradicionais”, afirmou Silva.

Outro fator importante destacado pelo deputado está relacionado para a geração de empregos. “Além disso, a política proposta terá impacto positivo na criação de novos de empregos formais para pessoas de baixa escolaridade e, sendo assim, mais vulneráveis socialmente”, disse ele. “Entendemos que o projeto de lei irá ajudar a preservar o meio ambiente a diminuir a poluição”, concluiu o deputado. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114