Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quarta, 20 de setembro de 2017, 19h06

TRE capacita militares do Exército para auxiliar na biometria em Cuiabá


.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso deu início nesta quarta-feira (20/09) ao treinamento de 20 militares do Exército Brasileiro que irão trabalhar na revisão do eleitorado com cadastramento biométrico de Cuiabá. Durante a capacitação, que ocorrerá até sexta-feira (22/09), entre 8h e 13h, os participantes receberão aulas práticas e teóricas.

 

Na próxima segunda-feira (25/09), os militares já trabalharão no atendimento da Casa da Democracia, em escalas de revezamento de 5 horas.

 

A participação dos militares é resultado do Termo de Cooperação nº 04/2017 assinado no dia 21 de julho deste ano, entre o TRE-MT e a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, objetivando a comunhão de esforços para o cadastramento biométrico de eleitores do município de Cuiabá (MT).

 

No Termo, a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada se comprometeu a disponibilizar para trabalhar na biometria, militares sem filiação partidária, com ensino fundamental completo, com capacidade de atendimento ao público e que detenham conhecimentos básicos de informática para executar as atividades de atendimento ao eleitor com coleta de dados biométricos. Todos os militares designados foram informados da obrigatoriedade de manter sigilos dos dados e informações que tiverem conhecimento em razão do trabalho desenvolvido.

 

Conteúdo programático:

O treinamento realizado com os militares será ministrado por servidores do TRE com larga experiência e formação acadêmica para ministrar os conteúdos.

A servidora Kelly Cristina Esteves ministrará os seguintes temas: o serviço eleitoral e o atendimento ao eleitor cidadão; visão sistêmica do atendimento e a importância da atividade eleitoral para o país; atendimento e tratamento; eficiência, eficácia e efetividade no atendimento; abordagem ao cidadão eleitor e inteligência emocional para o atendimento; estratégias de comunicação; e aspectos relevantes do atendimento no contexto eleitoral.

 

O chefe de cartório da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Armando Sussia Rosa, falará sobre os requisitos para o alistamento eleitoral; nacionalidade brasileira; brasileiro nato; brasileiro naturalizado; portugueses beneficiados pelo estatuto da igualdade; domicílio eleitoral; vínculos (residencial, profissional, patrimonial ou comunitário); quitação com o serviço militar; e operações RAE – Alistamento, transferência, revisão e segunda via; multas eleitorais; e incapazes de exprimir a própria vontade.

O diretor geral, Nilson Fernando Gomes Bezerra, falará sobre a estrutura física e a finalidade da Justiça Eleitoral, bem como aspectos cívicos, democracia e cidadania.

A aula prática será ministrada pelo servidor Carlos Alberto Soares, que trabalhará os seguintes aspectos: forma de consultar o cadastro de eleitores; identificação e leitura de situações de eleitores, código ASE, etc..; atendimento a gêmeos; tipos de operações; preenchimento de formulário virtual ERA; multas eleitorais; emissão de certidões; exclusão de operações equívocas; diligências – mandados de biometria; banco de erros; coincidências; relatórios de conferência; reimpressão de títulos; título NET; leitura de ícones biometria; pendências de biometria; utilização dos aplicativos de coleta biométrica, entre outros. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114