Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Quinta, 09 de novembro de 2017, 13h55

Políticas públicas para população idosa são debatidas


Foto: Jana Pessôa
.

Gestores municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso participaram do Encontro Estadual da Pessoa Idosa realizado na terça-feira (07.11), em Cuiabá. O evento contou com oficinas técnicas e palestras com orientações para o fortalecimento de políticas públicas na assistência social para a pessoa idosa.

Realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, o encontro teve como objetivo promover a sensibilização da rede socioassistencial de Mato Grosso quanto à importância da valorização da pessoa idosa através da efetivação de políticas públicas.

A Superintendente de Gestão Programas e Serviços Socioassistencias, Maysa Persona, falou sobre o objetivo do evento em relação às ações e orientações aos gestores da assistência social. “Nossa prioridade é embasar as equipes técnicas sobre os conceitos de envelhecimento para que eles possam atuar nas suas unidades”, disse.

 

No período da manhã, a palestrante e doutoranda em Gerontologia, Leila Auxiliadora José Sant’ana trouxe como tema “A rede de apoio e suporte social do idoso em comunidade”. Ela explica que a temática aborda assuntos sobre a rede de apoio ao idoso na comunidade. “O intuito da pesquisa é subsidiar os trabalhos no sentido de nortear esta proximidade, não só direcionando esses idosos que se encontram ativos, mas outros que possuem perfis diferentes e que necessitam de cuidados especiais”.

A gestora, Maggie Carolina Maidana, também esteve no encontro com a palestra sobre: “Relato de experiência no trabalho com idosos no Centro de Convivência de Idosos”. Ela defendeu as ações e acompanhamentos dos idosos nos Centros de Convivência para a pessoa idosa.

O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Jerônimo Urei, destacou a importância do trabalho realizado pela Secretaria em discutir políticas públicas de assistência social para a pessoa idosa. “A Setas esta de parabéns por trazer essa discussão à tona, para fortalecer as politicas publicas da pessoa idosa. Mato grosso e o Brasil necessitam de uma serie de trabalhos e de políticas públicas efetivadas”, disse.

Também participaram do evento a Presidente do Conselho Municipal de Várzea Grande, Rogina Marques, o Vereador Dilemário Alencar,a Presidente do Conselho Regional do Serviço Social, Andréia Amorim e a representante do Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa, Lidiane Ferreira.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114