Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Quinta, 30 de novembro de 2017, 09h23

Adalto de Freitas apresenta requerimento para realizar o Encontro Regional Pré-Fórum Mundial da Água


O deputado Adalto de Freitas (SD) apresentou um requerimento no Parlamento nesta quarta-feira (29) propondo a realizar na Assembleia Legislativa, o Encontro Regional Pré-Fórum Mundial da Água - etapa Centro Oeste, com previsão para ocorrer, entre os dias 01 e 02 de março de 2018. O evento antecede o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece nos dias 18 a 23 de março de 2018 em Brasília.

A diretora Regional Centro Oeste da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas, Leonice de Souza Lotufo foi recebida pelo deputado, e destacou que o objetivo do pré Fórum é envolver a sociedade na temática acontecem, antes do Fórum Mundial. “Os Encontros Regionais que abrangem todo o território brasileiro e são denominados “Gestão Participativa e Social da Água – A sociedade compartilhando tecnologias locais” visando apresentar e debater no prisma do Processo Fórum Cidadão do Fórum Mundial, com a participação social e compartilhada na gestão das águas, em especial discutindo as tecnologias locais aplicadas selecionadas em território brasileiro”, comentou.

"É importante debater essa temática que sendo voltada para Mato Grosso e para o mundo, para que possamos juntamente com a sociedade mato-grossense construir soluções viáveis e efetivas para a gestão dos recursos hídricos", pontuou o parlamentar.

Com esse enfoque a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas já realizou encontros regionais no Nordeste, Sul e Sudeste, momento no qual foram debatidos temas como a crise hídrica de rios de seus territórios e a necessidade de conscientização e participação da sociedade na construção de propostas e compromissos para preservação, recuperação e gestão compartilhada de recursos hídricos.

Paralelo ao requerimento o parlamentar indicou ao Governador do Estado, com cópia ao secretário de Estado de Meio Ambiente a necessidade de se disponibilizar recursos para a realização em Cuiabá, do Encontro Regional Pre-Fórum Mundial da Água - etapa Centro Oeste, que será realizado na AL.

Fórum Mundial

O evento será sediado pela primeira vez no Hemisfério Sul. O tema da oitava edição “Compartilhando Água” será debatido por representantes de governos, da sociedade civil, de empresas públicas e privadas e de organizações não governamentais de diversos países objetivando estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos, momento no qual serão debatidas boas práticas de gestão de águas e o fortalecimento da gestão participativa social nestes processos.

O 8º Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo de Brasília, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA), e pelo Ministério do Meio Ambiente, representado pela Agência Nacional das Águas (ANA).

A organização espera receber mais de 60 chefes de estado, além de especialistas internacionais renomados. Na programação estão previstos mais de 200 debates e atividades educativas, informativas e culturais. Cerca de 40 mil visitantes são esperados durante o encontro.

O fórum ocorre a cada três anos e já passou pela Coréia do Sul (2015), França (2012), Turquia (2009); México (2006), Japão (2003), Holanda (2000), e Marrocos (1997).
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114