Cuiabá | MT 28/03/2024
Política MT
Sábado, 24 de fevereiro de 2018, 09h39

Posto da AL para cadastramento biométrico já atendeu sete mil eleitores


.

Com pouco mais de 20 dias, o posto de cadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) já atendeu cerca de sete mil eleitores. O trabalho é fruto de uma parceria entre os órgãos para ampliar os pontos de atendimentos na capital e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h30 as 17, até o dia 30 de março.

Por dia, são distribuídas 300 senhas ao público com um tempo de espera de atendimento de 30 minutos. Os eleitores precisam estar de posse de um documento pessoal com foto para fazer a atualização cadastral e, em caso de transferência do local de votação, apresentar um comprovante de endereço para ser concluído o procedimento.

A servidora do TRE responsável pelo posto da ALMT, Fabiane Macedo Lopes, chama a atenção para quem ainda não se cadastrou não esperar os últimos dias, quando longas filas deverão ser formadas novamente. “Conseguimos atender todos os eleitores e sem muita espera, aqui na Assembleia. São dez guichês disponíveis e o cadastro não demora mais do que 15 minutos”, destacou Fabiane.

Depois de procurar um outro posto de atendimento e não conseguir ser atendida devido ao número de pessoas na espera, a servidora pública Ana Carolina Arruda, 32, foi até a sede do Poder Legislativo. Com o filho no colo, ela elogiou a agilidade no serviço. “Muito bom o atendimento. Não precisei pegar fila e rapidamente fiz tudo que precisava”.

O secretário de administração da ALMT, Francisco Xavier, explica que tanto os servidores do TRE, quanto os da Assembleia que integram a equipe de cadastramento, foram capacitados e estão comprometidos com a função delegada. “Os eleitores que procuram o nosso posto estão muito satisfeitos com a qualidade do atendimento e sempre elogiam a eficiência e rapidez”.

De acordo com Xavier, a parceria com o TRE foi uma iniciativa da presidência da ALMT em contribuir com o processo e disponibilizar mais um ponto para a população. Além do espaço, a Assembleia também disponibiliza servidores e estrutura física como rede de energia e de internet, câmeras de segurança, ambiente climatizado.

Os eleitores que fazem o cadastramento da impressão digital, chamada biometria, também atualizam os dados, tiram foto e ainda podem conferir se existem pendências com a Justiça Eleitoral. O cadastro biométrico é obrigatório para todos os eleitores de Cuiabá e Várzea Grande e será indispensável para as eleições de outubro de 2018. O não cadastramento implicará no cancelamento do título de eleitor e pode gerar complicações no CPF.

Documentos necessários

Para fazer a revisão com biometria, os cidadãos devem apresentar um documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei) e comprovante de residência ((conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra).

Homens com mais de 18 anos e que irão requerer a primeira via do título (alistamento) devem também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Para fins de alistamento (primeiro título de eleitor) não serão aceitos como documento de identificação oficial, a CNH e o passaporte.

Veja locais de atendimento

Cuiabá

Casa da Democracia – prédio anexo ao TRE – situado na Avenida Rubens de Mendonça). Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Posto de atendimento no Goiabeiras Shopping, localizado no 2º Subsolo, o qual funciona das 10h às 19h, de segunda a sexta feira, sem intervalo para o almoço.

No shopping 3 Américas, o posto eleitoral está instalado no 2º piso, em frente à Academia Fórmula. O atendimento vai das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Ganha Tempo do bairro CPA 1, que funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no espaço Teatro Zulmira Canavarros, o posto de atendimento ao eleitor funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.

No Fórum de Cuiabá – ao lado da Central de Conciliação, das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Várzea Grande

No 2º Batalhão de Bombeiros Militar, situado na Avenida Castelo Branco, n. 1600, bairro Água Limpa. O posto do Batalhão do Corpo de Bombeiros funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Na Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Avenida Castelo Branco, n. 47, Centro. O espaço está aberto ao cidadão das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Na Central de Atendimento ao Eleitor, instalada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, n, 2367, bairro: Cristo Rei. Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

Na Câmara Municipal de Várzea Grande, situada na Avenida Castelo Branco. O posto funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114