Cuiabá | MT 16/04/2024
Política MT
Sábado, 19 de maio de 2018, 11h34

Pedro Taques defende parceria de China com Brasil Central


O governador Pedro Taques defendeu nesta sexta-feira (18.06) que os estados que fazem parte do Consórcio Brasil Central (BrC) negociem em conjunto os acordos com empresas e o governo chinês. O governador participou de um workshop com representantes do país asiático, que contou com a presença do embaixador Li Jinzhang e a ministra conselheira da Embaixada da Xia Xiaoling.

No encontro, Taques destacou que o Brasil ocupa posição de destaque entre os fornecedores da China nos produtos tradicionais de exportação do BrC. Em dez dos catorze produtos tradicionais selecionados, o Brasil ocupa uma das cinco primeiras posições.

Já nos produtos com potencial, a posição é bem menos sólida, apenas o suco de frutas aparece nas primeiras colocações. Esses produtos industrializados geram mais riqueza para a região.

No encontro, Taques destacou que a questão de logística para o país asiático já não parece mais um grande entrave às exportações, já que boa parte do que é exportado vai a granel e por meio marítimo (altamente competitivo).

Mas, o governador de Mato Grosso salientou a necessidade de reduzir as barreiras às exportações brasileiras de carnes e de diversificação de exportações com a entrada de industrializados - alimentos e outros.

Taques também defendeu que seria importante manter um regulatório no comércio bilateral pró-competitivo para a prestação de serviços de transporte e logística.

Parceiros

O embaixador da China esteve em Mato Grosso no ano de 2015. Em 2016, a ministra Xia Xiaoling e comitiva com 29 empresários e autoridades participaram da FIT Pantanal.

Já em 2017, Pedro Taques, autoridades e empresários de Mato Grosso visitaram a China em busca de fortalecer a parceria já existente, desde então, diversas empresas chinesas visitam Mato Grosso e ressaltam o interesse de investir em Mato Grosso.

Empresas chinesas já anunciaram investimentos em Mato Grosso. Em 2016, a Dakang anunciou parceria com a Friagril na questão de biodiesel. Já em 2017, a COFCO, anunciou investimentos na construção de Silos. Também em 2017, a Zhuhai Yuren Agricultural anunciou investimentos em montadora de drones em MT e doou 2 drones para a Secretária de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf). Já a Aeroespace Environmental Engineering Beijing Huntec Technoly anunciou investimentos na ordem de 300 milhões de dólares em energia renovável no Condomínio Solar Chapada.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114