Cuiabá | MT 29/03/2024
Política MT
Segunda, 13 de agosto de 2018, 16h53

Empresários destacam ambiente propício para investimentos em Mato Grosso


O governador Pedro Taques, candidato à reeleição pelo PSDB, visitou neste sábado (11.08) a Feira de Franquias, realizada pela agência de fomento Desenvolve MT, do Governo do Estado. Nos estandes da feira, empresários expositores destacaram o ambiente propício de Mato Grosso para recebimento de novos negócios, possibilitado pela simplificação das normas, além da criação de uma linha de crédito especial para a abertura de novas franquias.

"Em 2014 eu criticava muito a questão de não ter uma ambiência negocial que propiciasse a chegada de novos investimentos a Mato Grosso. Era um verdadeiro cipoal de normas, atos e decretos sobre arrecadação por parte Estado. Resolvemos isso, criamos segurança jurídica e ainda abrimos novas linhas de financiamento pela Desenvolve MT", disse o governador na oportunidade.

O empresário Rubens Martins, CEO da Root's Açaí Café, que opera no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, disse que a marca trabalha com pesquisas há dois anos para descobrir a melhor forma de operação, isto é, a que se adapte melhor ao mercado. "A gente decidiu abrir a primeira unidade no aeroporto e hoje estamos procurando franqueados para a abertura tanto de lojas de rua, como de lojas de shopping. A feira nos proporcionou bastante contato com o pessoal do interior de Mato Grosso, como de Sinop, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Tangará da Serra e outras cidades", comentou.

A FBU Holding do Rio de Janeiro foi uma das empresas que participaram da feira. Para o consultor Éric Araújo, a feira é importante para a divulgação do segmento de franquias. "A vantagem de ser um franqueador é que o empresário trabalha para e pelo empresário e isso é uma vantagem, é uma segurança a mais que todo mundo tem. Nosso trabalho [da FBU] é assegurar esse laço do franqueado e do franqueador e toda a estruturação da franquia e padronização da empresa, para que ela siga o padrão que já deu certo na empresa matriz", disse o consultor.

Quem também expôs o modelo de loja de assistência técnica de celulares no evento foi o empresário Jorge Suzuki Junior, que afirmou ter gostado da feira pois a população pode conhecer modelos de investimentos em primeira ou segunda renda. Segundo ele, chamou atenção também o fato de prefeitos e vice-prefeitos terem ido ao evento em busca de modelos que podem ser implantados em suas cidades.

De acordo com o presidente da Desenvolve MT, José Adolpho Viera, o trabalho da agência de fomento por meio do evento foi o de criar novas oportunidades de negócios para empreendedores e, dessa forma, mais empregos e renda. Conforme explicou, as franquias tem uma vantagem em relação ao modelo de negócio próprio: o índice de sobrevivência de uma franquia é muito maior do que quando o empreendedor decide abrir o próprio negócio.

"A taxa de empresas que fecham as portas nos primeiros dois anos chega a 80% e, no caso das franquias, é de menos de 10%. É isso que a gente quer, que as empresas sejam abertas e mantidas abertas. Aqui na feira nós focamos nas microfranquias, que exigem investimentos de até R$ 50 mil. Das 120 marcas presentes, 60 estão nessa faixa de preço", informou José Adolpho.

O presidente da Desenvolve MT ainda lembrou que o Governo do Estado abriu uma linha de financiamento exclusiva para o empreendedor que busca investir em franquias. "Tudo isso mostra o empenho da nossa administração em atrair investimentos para o Estado. A própria feira foi feita com custo baixo, com parcerias com investidores por meio da captação no mercado", concluiu.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114